A resolução de situações-problema contextualizadas no jogo Avançando com o resto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3361

Palavras-chave:

Jogos para o Ensino de Matemática. , Divisão de Números Naturais. , Educação Matemática.

Resumo

O objetivo deste relato é apresentar uma maneira de utilizar o jogo Avançando com o resto como recurso pedagógico para o ensino de matemática, pautado na resolução de situações-problema. As sugestões e a proposta da utilização do jogo para o ensino de matemática foram ilustradas com dados obtidos em uma oficina realizada com estudantes de um curso de Matemática de uma universidade pública paranaense, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Os dados foram obtidos a partir dos registros escritos pelos estudantes ao responderem situações-problema contextualizadas no jogo. Algumas das potencialidades do jogo Avançando com o resto em uma proposta pautada na problematização são: a contextualização de conceitos matemáticos nas situações e características do jogo e a possibilidade de abordar múltiplos conceitos matemáticos interrelacionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdete dos Santos Coqueiro, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Campo Mourão/PR

Wellington Hermann, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - campus de Campo Mourão

Campo Mourão/ PR.

Referências

BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1995.

BRENELLI, Rosely Palemo. O jogo como espaço para pensar: A construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus, 1996.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 1° a 5° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Coqueiro, V. dos S. ., & Hermann, W. (2023). A resolução de situações-problema contextualizadas no jogo Avançando com o resto. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 175-185. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3361

Edição

Seção

Recursos Didáticos para a aula de Matemática