A resolução de situações-problema contextualizadas no jogo Avançando com o resto
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3361Palavras-chave:
Jogos para o Ensino de Matemática. , Divisão de Números Naturais. , Educação Matemática.Resumo
O objetivo deste relato é apresentar uma maneira de utilizar o jogo Avançando com o resto como recurso pedagógico para o ensino de matemática, pautado na resolução de situações-problema. As sugestões e a proposta da utilização do jogo para o ensino de matemática foram ilustradas com dados obtidos em uma oficina realizada com estudantes de um curso de Matemática de uma universidade pública paranaense, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Os dados foram obtidos a partir dos registros escritos pelos estudantes ao responderem situações-problema contextualizadas no jogo. Algumas das potencialidades do jogo Avançando com o resto em uma proposta pautada na problematização são: a contextualização de conceitos matemáticos nas situações e características do jogo e a possibilidade de abordar múltiplos conceitos matemáticos interrelacionados.
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Referências
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