Implicações da perspectiva histórico-cultural para o processo educativo da matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3340Palavras-chave:
Perspectiva Histórico-Cultural, Educação Matemática, Processo Educativo, Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo tem como proposta destacar as implicações da abordagem Histórico-Cultural para o processo educativo da matemática. A teoria Histórico-Cultural é uma corrente pensada por Lev Vygotsky que tem como desenvolvimento a conjectura de um universo social da aprendizagem, em que o indivíduo desenvolve seu processo de aprender de forma efetiva com aproximações sociais do objeto de conhecimento com o seu cotidiano. Para isso, foram trazidas intercessões com o processo educativo da disciplina de matemática, que apresenta um dos maiores índices de rejeição e dificuldade dos alunos. O educador, ao fazer seu planejamento, deve organizar os conteúdos de maneira que possibilite aos alunos compreenderem o significado do conteúdo. Assim, conclui-se que tal perspectiva ocasiona implicações positivas para a aprendizagem da matemática como a compreensão da influência do contexto histórico e cultural para o processo de ensino e a formação de conceitos científicos para com os alunos.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J. Consciência e Atividade: categorias fundamentais da psicologia sócio-histórica. In: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; GONÇALVES, M.G. (org.). Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crÃtica em psicologia. São Paulo: Cortez. 2001.
AGUIAR, W. M. J. (org.). Sentidos e Significados do Professor na Perspectiva Sócio-Histórica. Relatos de pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2006.
.
ASBAHR, F. Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, v.18, n. 2, p. 265- 272, 2014.
BLANCK, G. Vygotsky: o homem e sua causa. In: MOLL, L. C. (org.). Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GASPARIN, J. L.; PETENUCCI, M. C. Pedagogia Histórico CrÃtica: da Teoria à Prática no Contexto Escolar, 2008. DisponÃvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf, Acesso em: 28.05.2022
GONZÃLEZ REY, F. L. As categorias sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico-cultural. Psicologia da Educação, [online]. 2007, n.24. p. 155-179. ISSN 1414-6975.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário. 1978.
LEONTIEV, A. Actividad, conciencia y personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación. 1983.
LEONTIEV, A. N. Artigo de introdução sobre o trabalho criativo de L. S. Vigotski. In: VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 425- 470.
NAMURA, M. R. Por que Vygotsky se centra no sentido: uma breve incursão pela história do sentido na psicologia. Psicologia da Educação, n. 19, p. 91-117, 2004.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1992.
PIOTTO, D; ASBAHR, F; FURLANETTO, F. Significação e Sentido na Psicologia Histórico-cultural: implicações para a educação escola. In: MOURA, M. (org.). Educação Escolar e Pesquisa na Teoria Histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
TULESKI, S. C. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. Maringá: EDUEM, 2002.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998b.
VYGOTSKI, L. S. Imaginación y creación en la edad infantil. Habana: Pueblo y Educación, 1999.
VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2000.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.