Implicações da perspectiva histórico-cultural para o processo educativo da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3340

Palavras-chave:

Perspectiva Histórico-Cultural, Educação Matemática, Processo Educativo, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como proposta destacar as implicações da abordagem Histórico-Cultural para o processo educativo da matemática. A teoria Histórico-Cultural é uma corrente pensada por Lev Vygotsky que tem como desenvolvimento a conjectura de um universo social da aprendizagem, em que o indivíduo desenvolve seu processo de aprender de forma efetiva com aproximações sociais do objeto de conhecimento com o seu cotidiano. Para isso, foram trazidas intercessões com o processo educativo da disciplina de matemática, que apresenta um dos maiores índices de rejeição e dificuldade dos alunos. O educador, ao fazer seu planejamento, deve organizar os conteúdos de maneira que possibilite aos alunos compreenderem o significado do conteúdo. Assim, conclui-se que tal perspectiva ocasiona implicações positivas para a aprendizagem da matemática como a compreensão da influência do contexto histórico e cultural para o processo de ensino e a formação de conceitos científicos para com os alunos.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Uberlância/UFU

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).

Emily de Vasconcelos Santos, Universidade Federal de Uberlância/UFU

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).

Marcos Allan da Silva Linhares, Universidade Federal de Uberlância/UFU

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA). Doutorando em Educação (PPGED/UFU). Bolsista CAPES. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO) - Regional 6.

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Publicado

2023-09-24

Como Citar

Silva, A. F. F. da, Santos, E. de V. ., & Linhares, M. A. da S. . (2023). Implicações da perspectiva histórico-cultural para o processo educativo da matemática. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-14. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3340