Decisões didáticas do professor na produção acadêmico-científica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3335

Palavras-chave:

Decisões didáticas, Mapeamento em pesquisa educacional, Mapeamento horizontal e vertical

Resumo

O presente artigo apresenta um mapeamento, realizado entre os meses de junho e julho de 2022, com o objetivo de fazer levantamento de pesquisas relacionadas às decisões didáticas na produção científica brasileira (teses, dissertações e artigos). Para a realização do mapeamento, utilizou-se como metodologia a adaptação proposta por Cavalcanti (2015) a partir do mapeamento em pesquisa educacional desenvolvido por Biembengut (2008). Realizamos o mapeamento horizontal e vertical sem levar em consideração recorte temporal, ou seja, fizemos um levantamento de pesquisas realizadas em qualquer época. Com base nesse estudo, identificamos um total de seis trabalhos, sendo quatro artigos, uma dissertação e uma tese. Apoiados no mapeamento, portanto, foi possível verificar que estudos relacionados às decisões didáticas dos professores vêm ganhando força atualmente.

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Biografia do Autor

Regivan de Lima Nogueira, UFPE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

Marcus Bessa de Menezes, UFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Edelweis José Tavares Barbosa, UFPE

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Acadêmico do Agreste (Caruaru/PE). 

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Apêndice – lista de referências mapeadas para análise

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

de Lima Nogueira, R., Bessa de Menezes, M., & José Tavares Barbosa, E. (2023). Decisões didáticas do professor na produção acadêmico-científica no Brasil . Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3335