Maneiras convencionais e maneiras idiossincráticas de lidar com uma tarefa exploratório-investigativa de Matemática

Autores

  • Luciana de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Andréia Büttner Ciani

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3171

Palavras-chave:

Tarefas exploratório-investigativas, Análise da produção escrita, Avaliação como prática de investigação, Avaliação da aprendizagem em Matemática, Área e perímetro

Resumo

O presente artigo aborda a avaliação da aprendizagem em Matemática, com foco na investigação da maneira de lidar com uma tarefa exploratório-investigativa, relacionada aos conceitos de área e perímetro, com alunos de um 4º ano do Ensino Fundamental. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, fundamentada na análise de conteúdo. Observou-se que os alunos não forneceram uma resposta final correta. Porém, ao avaliar a aprendizagem por meio da análise de suas produções escritas, foram colhidas evidências que eles compreenderam o conceito de área e a noção da unidade de medida do perímetro. A análise orientou a realização de intervenções para a aprendizagem dos discentes e, durante as ações, emergiram questões não previstas, as quais reorientaram a prática docente. Conclui-se que a combinação de tarefas exploratório-investigativas com a análise da produção escrita possibilitou a avaliação da aprendizagem e para a aprendizagem, aliada ao respeito à maneira peculiar de cada aluno lidar com os enunciados.

 Palavras-chave: Tarefas exploratório-investigativas. Análise da produção escrita. Avaliação como prática de investigação. Avaliação da aprendizagem em Matemática. Área e perímetro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALDINI, Loreni Aparecida Ferreira. Construção do conceito de área e perímetro: uma sequência didática com o auxílio do software de Geometria dinâmica. 2004. 179f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2004.

BALTAR, Paula Moreira. Enseignement et apprentissage de la nation d’aire de surfaces planes: une etude de l’dissociation aire/perimetre pour dês rectangles. Tese (Doutorado) – Grenoble, França: Universidade Joseph Fourier, 1996.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.

BARROS, Alexandre Luís de Souza. Uma análise das relações entre área e perímetro em livros didáticos de 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. 2006. 213 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 2006.

CASCAVEL (PR), Secretaria Municipal de Educação. Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. Cascavel: Progressiva, 2008. v. II. 391 p.

CHAPPELL, Michaele; THOMPSON Denisse. Perimeter or Area? Which measure is it? Teaching Mathematics in the Middle School, Reston, v. 1, n. 5, p. 20-23, Sept. 1999.

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. São Paulo: Editora Penso. 2014. 342 p.

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Enunciados de Tarefas de Matemática: um estudo sob a perspectiva da Educação Matemática Realística. 2013. 121f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2013. Disponível em: http://bit.ly/teseferreira2013. Acesso em: 22 jun. 2022.

FIORENTINI, Dario. Grupo de sábado: uma história de reflexão, investigação e escrita sobre a prática escolar em matemática. In: FIORENTINI, Dario, CRISTÓVÃO, E. M. (Org.). Histórias e investigação de/em aulas de matemática. Campinas: Alínea, 2006. p. 13-36.

FRENCH, Doug. Teaching and learning geometry. London: Continuum, 2004.

HENRIQUES, Marcílio Dias; SILVA, Amarido Melchiades de. Significados producidos por estudiantes secundarios brasileños para área de figuras planas. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACION MATEMATICA, 6., 2009, Puerto Montt. Actas... Puerto Montt, Chile: FISEM, v.1, 2009. p. 580-585. CD-ROM.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. CD-ROM.

LAMONATO, Maiza. A exploração-investigação matemática: potencialidades na formação contínua de professores. 2011. 250 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

PONTE, João Pedro da. Investigar, ensinar e aprender. In: Actas do ProfMat, 2003. Lisboa: APM. CD-ROM, p. 25-39.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. 160 p.

PRESTES, Diego Barboza. Prova em fases em Matemática: Uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

SILVA, Marcia Cristina Nagy. BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações. Ciência e Educação, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 499-512, out. 2005

SILVA, João Alberto. As Relações entre Ãrea e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação. Bolema, Rio Claro, v. 22, n. 34, p. 81-104, dez. 2009.

SOUZA, Luciana de. Análise da produção escrita em tarefas de exploração-investigação matemática em um 4º ano do Ensino Fundamental. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; CIANI, Andréia Büttner. A avaliação como prática de investigação e a análise da produção escrita em matemática. Revista de Educação Puc-Campinas, Campinas, n. 25, p. 35-45, nov. 2008.

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo. O que alunos da Escola Básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática. 2007. 114 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2007.

Publicado

2023-09-24

Como Citar

de Souza, L., & Büttner Ciani, A. (2023). Maneiras convencionais e maneiras idiossincráticas de lidar com uma tarefa exploratório-investigativa de Matemática. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-22. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3171