Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino do Conceito de Função

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3107

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Tarefas de Análise da Produção Escrita, Análise da Produção Escrita, Funções

Resumo

Este texto apresenta uma sequência de Tarefas de Análise da Produção Escrita (TAPE) para o ensino do conceito de função para alunos do 1º ano do Ensino Médio. A produção das TAPE foi realizada em dois momentos: coleta de produções escritas em turmas do 3º ano do Ensino Médio e elaboração das Tarefas de Análise da Produção Escrita como o objetivo de ensinar conceito de função. Espera-se que este artigo possa contribuir para a aprendizagem do conteúdo de funções, apoiar os trabalhos sobre Análise da Produção Escrita e para Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONJORNO, J. R. Prisma matemática: funções e progressões: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias / José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Júnior, Paulo Roberto Câmara de Sousa. – 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base , 2017. Acesso em: 23 jan. 2022.

BURIASCO, R. L. C. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Bolema, Rio Claro (SP), a. 22, n. 33, 2009, p. 69-96. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil.

CARDOSO, M. A. M; PEREIRA, F. F; DALTO, J.O. Configurando a análise da produção escrita como estratégia de ensino a partir de uma experiência com o sétimo ano, ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 358-377, set. /Dez. 2018.

CARDOSO, M. A. M. Tarefas de Análise da Produção Escrita em Matemática: Quatro Histórias da Construção de uma Proposta de Ensino para a Educação de Jovens e Adultos. 2017. 105f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2017.

DALTO, J. O. A produção escrita em MatemaÌtica: anaÌlise interpretativa da questão discursiva de MatemaÌtica comum aÌ€ 8a seÌrie do ensino fundamental e a 3a seÌrie do ensino meÌdio da AVA/2002. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de CieÌ‚ncias e Educação MatemaÌtica) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

DANTE, L. R. Matemática em Contexto: função afim e quadrática. Luiz Roberto Dante, Fernando Viana. -- 1. ed. -- São Paulo: Ãtica, 2020.

DONEZE, I. S. A construção de tarefas de análise da produção escrita para ensino e aprendizagem de matemática. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina/Cornélio Procópio, Londrina, 2019.

FERREIRA, G. J. W. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Função Afim. 2022. 228 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de MatemaÌtica) – Universidade TecnoloÌgica Federal do ParanaÌ, Londrina, 2022. Disponível em http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30333. Acesso em 22 de maio de 2023.

MINATO, S. N. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Progressões Geométricas. 2019. 53f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2019.

PEREIRA, E. R. S. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Análise Combinatória. 2021. 84f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2021.

PEREIRA, F. F. Conhecimentos mobilizados por graduandos e professores que ensinam MatemaÌtica em um curso de formação sobre Tarefas de AnaÌlise da Produção Escrita. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado em Ensino de MatemaÌtica) - Universidade TecnoloÌgica Federal do ParanaÌ. Londrina, 2017, 2019.

PEREIRA, F. F.; DALTO, J. O. Tarefas de Análise da Produção Escrita: uma proposta de curso de extensão. Produto Educacional (Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática PPGMAT) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Londrina, 2019.

PEREIRA, F. F.; DONEZE, I, S; DALTO, J. O. Caracterizando Tarefas de Análise da Produção Escrita por meio do Ensino de Equações. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, p. 236, 2018.

SANTOS, E. R. dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. 157f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

SANTOS, E. R.; BURIASCO, R. L. C. Análise Da Produção Escrita Em Matemática Como Uma Estratégia De Ensino: Algumas Considerações. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.17, n.1, p.119-136, 2015.

VIOLA DOS SANTOS, J. R. O que Alunos da Escola Básica Mostram Saber por Meio de sua Produção Escrita em Matemática. 2007. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

ZUFFI, E.; PACCA, J. Sobre Funções e a Linguagem Matemática de Professores do Ensino Médio. ZETETIKÉ – CEPEM – FE/ UNICAMP – v.8, n.13/14, p.7-26, jan./dez. 2000.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Ferreira, G. J. W. ., & Dalto, J. O. (2023). Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino do Conceito de Função. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-12. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3107

Edição

Seção

Atividades para Sala de Aula