Written Production Analysis Task for Teaching Function Concept

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3107

Keywords:

Mathematics Education, Written Production Analysis Tasks, Analysis of Written Production, Functions

Abstract

This paper presents a sequence of Written Production Analysis Tasks for teaching first-year high school students the function concept. The task’s production was performed in two stages: a collection of written production in classes of third-year high school and an elaboration of the written production analysis tasks with the objective of teaching the function concept. This study is expected to contribute to learning function contents, support Written Production Analysis works and for Mathematics Education.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BONJORNO, J. R. Prisma matemática: funções e progressões: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias / José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Júnior, Paulo Roberto Câmara de Sousa. – 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base , 2017. Acesso em: 23 jan. 2022.

BURIASCO, R. L. C. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Bolema, Rio Claro (SP), a. 22, n. 33, 2009, p. 69-96. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil.

CARDOSO, M. A. M; PEREIRA, F. F; DALTO, J.O. Configurando a análise da produção escrita como estratégia de ensino a partir de uma experiência com o sétimo ano, ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 358-377, set. /Dez. 2018.

CARDOSO, M. A. M. Tarefas de Análise da Produção Escrita em Matemática: Quatro Histórias da Construção de uma Proposta de Ensino para a Educação de Jovens e Adultos. 2017. 105f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2017.

DALTO, J. O. A produção escrita em MatemaÌtica: anaÌlise interpretativa da questão discursiva de MatemaÌtica comum aÌ€ 8a seÌrie do ensino fundamental e a 3a seÌrie do ensino meÌdio da AVA/2002. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de CieÌ‚ncias e Educação MatemaÌtica) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

DANTE, L. R. Matemática em Contexto: função afim e quadrática. Luiz Roberto Dante, Fernando Viana. -- 1. ed. -- São Paulo: Ãtica, 2020.

DONEZE, I. S. A construção de tarefas de análise da produção escrita para ensino e aprendizagem de matemática. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina/Cornélio Procópio, Londrina, 2019.

FERREIRA, G. J. W. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Função Afim. 2022. 228 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de MatemaÌtica) – Universidade TecnoloÌgica Federal do ParanaÌ, Londrina, 2022. Disponível em http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30333. Acesso em 22 de maio de 2023.

MINATO, S. N. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Progressões Geométricas. 2019. 53f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2019.

PEREIRA, E. R. S. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Análise Combinatória. 2021. 84f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2021.

PEREIRA, F. F. Conhecimentos mobilizados por graduandos e professores que ensinam MatemaÌtica em um curso de formação sobre Tarefas de AnaÌlise da Produção Escrita. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado em Ensino de MatemaÌtica) - Universidade TecnoloÌgica Federal do ParanaÌ. Londrina, 2017, 2019.

PEREIRA, F. F.; DALTO, J. O. Tarefas de Análise da Produção Escrita: uma proposta de curso de extensão. Produto Educacional (Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática PPGMAT) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Londrina, 2019.

PEREIRA, F. F.; DONEZE, I, S; DALTO, J. O. Caracterizando Tarefas de Análise da Produção Escrita por meio do Ensino de Equações. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, p. 236, 2018.

SANTOS, E. R. dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. 157f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

SANTOS, E. R.; BURIASCO, R. L. C. Análise Da Produção Escrita Em Matemática Como Uma Estratégia De Ensino: Algumas Considerações. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.17, n.1, p.119-136, 2015.

VIOLA DOS SANTOS, J. R. O que Alunos da Escola Básica Mostram Saber por Meio de sua Produção Escrita em Matemática. 2007. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

ZUFFI, E.; PACCA, J. Sobre Funções e a Linguagem Matemática de Professores do Ensino Médio. ZETETIKÉ – CEPEM – FE/ UNICAMP – v.8, n.13/14, p.7-26, jan./dez. 2000.

Published

2023-05-29

How to Cite

Ferreira, G. J. W. ., & Dalto, J. O. (2023). Written Production Analysis Task for Teaching Function Concept. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-12. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3107

Issue

Section

Atividades para Sala de Aula