Tareas de Análisis de Producción Escrita para la Enseñanza del Concepto de Función

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3107

Palabras clave:

Educación Matemática, Tareas de Análisis de Producción Escrita, Análisis de la Producción Escrita, Funciones

Resumen

Este texto presenta una secuencia de Tareas de Análisis de Producción Escrita (TAPE) para la enseñanza del concepto de función a estudiantes de 1° año de secundaria. La producción de TAPEs se realizó en dos momentos, recolección de producciones escritas en clases de 3° año de secundaria y elaboración de las Tareas de Análisis de Producción Escrita con el objetivo de enseñar el concepto de función. Se espera que este artículo pueda contribuir al aprendizaje del contenido de las funciones, apoyar el trabajo de la Análisis de Producción Escrita y para la Educación Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BONJORNO, J. R. Prisma matemática: funções e progressões: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias / José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Júnior, Paulo Roberto Câmara de Sousa. – 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base , 2017. Acesso em: 23 jan. 2022.

BURIASCO, R. L. C. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Bolema, Rio Claro (SP), a. 22, n. 33, 2009, p. 69-96. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil.

CARDOSO, M. A. M; PEREIRA, F. F; DALTO, J.O. Configurando a análise da produção escrita como estratégia de ensino a partir de uma experiência com o sétimo ano, ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 358-377, set. /Dez. 2018.

CARDOSO, M. A. M. Tarefas de Análise da Produção Escrita em Matemática: Quatro Histórias da Construção de uma Proposta de Ensino para a Educação de Jovens e Adultos. 2017. 105f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2017.

DALTO, J. O. A produção escrita em MatemaÌtica: anaÌlise interpretativa da questão discursiva de MatemaÌtica comum aÌ€ 8a seÌrie do ensino fundamental e a 3a seÌrie do ensino meÌdio da AVA/2002. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de CieÌ‚ncias e Educação MatemaÌtica) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

DANTE, L. R. Matemática em Contexto: função afim e quadrática. Luiz Roberto Dante, Fernando Viana. -- 1. ed. -- São Paulo: Ãtica, 2020.

DONEZE, I. S. A construção de tarefas de análise da produção escrita para ensino e aprendizagem de matemática. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina/Cornélio Procópio, Londrina, 2019.

FERREIRA, G. J. W. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Função Afim. 2022. 228 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de MatemaÌtica) – Universidade TecnoloÌgica Federal do ParanaÌ, Londrina, 2022. Disponível em http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30333. Acesso em 22 de maio de 2023.

MINATO, S. N. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Progressões Geométricas. 2019. 53f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2019.

PEREIRA, E. R. S. Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino de Análise Combinatória. 2021. 84f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Londrina, 2021.

PEREIRA, F. F. Conhecimentos mobilizados por graduandos e professores que ensinam MatemaÌtica em um curso de formação sobre Tarefas de AnaÌlise da Produção Escrita. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado em Ensino de MatemaÌtica) - Universidade TecnoloÌgica Federal do ParanaÌ. Londrina, 2017, 2019.

PEREIRA, F. F.; DALTO, J. O. Tarefas de Análise da Produção Escrita: uma proposta de curso de extensão. Produto Educacional (Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática PPGMAT) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Londrina, 2019.

PEREIRA, F. F.; DONEZE, I, S; DALTO, J. O. Caracterizando Tarefas de Análise da Produção Escrita por meio do Ensino de Equações. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, p. 236, 2018.

SANTOS, E. R. dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. 157f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

SANTOS, E. R.; BURIASCO, R. L. C. Análise Da Produção Escrita Em Matemática Como Uma Estratégia De Ensino: Algumas Considerações. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.17, n.1, p.119-136, 2015.

VIOLA DOS SANTOS, J. R. O que Alunos da Escola Básica Mostram Saber por Meio de sua Produção Escrita em Matemática. 2007. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

ZUFFI, E.; PACCA, J. Sobre Funções e a Linguagem Matemática de Professores do Ensino Médio. ZETETIKÉ – CEPEM – FE/ UNICAMP – v.8, n.13/14, p.7-26, jan./dez. 2000.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Ferreira, G. J. W. ., & Dalto, J. O. (2023). Tareas de Análisis de Producción Escrita para la Enseñanza del Concepto de Función. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-12. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3107

Número

Sección

Atividades para Sala de Aula