Retorno ao ensino presencial: experiências de um estágio curricular em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3070Palavras-chave:
Ensino não presencial, Lacunas de aprendizagem, Formação inicial docente, Práticas docentesResumo
Este artigo é um relato de experiência, do tipo exploratório e descritivo, visando refletir sobre as práticas, ações e relações de ensino realizadas durante o estágio curricular em Matemática quando a escola retoma as atividades letivas presenciais. Através da observação direta, intensiva e participante, são exploradas as vivências desta etapa de formação inicial, discutindo a adaptação dos alunos e professores no retorno ao ensino presencial, descrevendo como aconteceram as aulas na escola, ainda inseridos na pandemia do Covid-19, e as dificuldades e os desafios inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem. A estagiária planejou atividades e recursos didáticos manipuláveis e do cotidiano dos estudantes para estimular e promover as possibilidades de ensino. Os alunos precisaram se readaptar ao tempo, espaço e ações de aprendizagem na sala de aula, vencendo as dificuldades individuais e tornando-se mais participativos e interessados. O ensino individualizado, com atenção às necessidades de aprendizagem de cada aluno, mostrou-se produtivo. Para a estagiária também foi um momento de desacomodação e ousadia, tornando-se protagonista no processo de ensino e construção da sua identidade profissional.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 - Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo CoronavÃrus - COVID-19. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, 25ª edição, São Paulo: Paz e Guerra, 2002.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ªed., São Paulo: Atlas, 1995.
PACIEVITCH, C.; Gil, C. Z. V.; SEFFNER, F. Entre monólogos assÃncronos e diálogos sÃncronos: algumas cenas de estágio docente remoto no Ensino de História em 2020. Revista Prâksis. Novo Hamburgo, a. 18, n. 3, p. 293-310, set./dez., 2021.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5ª edição, São Paulo: Cortez, 2010.
TARDIF, M., Saberes docentes e formação profissional, 11ª edição, Petrópolis: Vozes, 2010.
TONIN, C. M. C.; BELINAZO, N. B. C.; DRABACH, N. P. Diretrizes pedagógicas para o ensino remoto no IFFAR. 2020. DisponÃvel em: https://www.iffarroupilha.edu.br/ensino-remoto/normativas-e-orienta%C3%A7%C3%B5es#outros-documentos-institucionais. Acesso em: 10 fev. 2022.
TUPANCIRETA. Secretaria Municipal da Educação. Projeto PolÃtico Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Frei Galvão, Tupanciretã, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.