Retorno ao ensino presencial: experiências de um estágio curricular em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3070

Palavras-chave:

Ensino não presencial, Lacunas de aprendizagem, Formação inicial docente, Práticas docentes

Resumo

Este artigo é um relato de experiência, do tipo exploratório e descritivo, visando refletir sobre as práticas, ações e relações de ensino realizadas durante o estágio curricular em Matemática quando a escola retoma as atividades letivas presenciais. Através da observação direta, intensiva e participante, são exploradas as vivências desta etapa de formação inicial, discutindo a adaptação dos alunos e professores no retorno ao ensino presencial, descrevendo como aconteceram as aulas na escola, ainda inseridos na pandemia do Covid-19, e as dificuldades e os desafios inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem. A estagiária planejou atividades e recursos didáticos manipuláveis e do cotidiano dos estudantes para estimular e promover as possibilidades de ensino. Os alunos precisaram se readaptar ao tempo, espaço e ações de aprendizagem na sala de aula, vencendo as dificuldades individuais e tornando-se mais participativos e interessados. O ensino individualizado, com atenção às necessidades de aprendizagem de cada aluno, mostrou-se produtivo. Para a estagiária também foi um momento de desacomodação e ousadia, tornando-se protagonista no processo de ensino e construção da sua identidade profissional.

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Biografia do Autor

Greice Kelly da Silva Borges, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática

Siomara Cristina Broch, IFFarroupilha

Docente EBTT de Estatistica e Estágio Curricular Supervisionado

Referências

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TUPANCIRETA. Secretaria Municipal da Educação. Projeto Político Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Frei Galvão, Tupanciretã, 2019.

Publicado

2023-06-30

Como Citar

da Silva Borges, G. K. ., & Broch, S. C. (2023). Retorno ao ensino presencial: experiências de um estágio curricular em Matemática. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3070

Edição

Seção

Relatos de Experiência