Dificuldades enunciadas por docentes sobre o Ensino de Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: apontamento sobre o Currículo de Matemática Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3011

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Profissional e Técnica, Currículo de Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades sobre o ensino de Matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) a partir da perspectiva das pessoas que atuam na docência em disciplinas de bases tecnológicas com ênfase em Matemática dos cursos técnicos. Nesse sentido, pessoas com a supracitada característica foram convidadas a participar de uma pesquisa em grupo para conversar sobre as dificuldades encontradas por elas no exercício da docência em Matemática. Como resultados, apontamos as dificuldades encontradas por docentes sem a formação em Licenciatura em Matemática que ministram componentes curriculares com bases tecnológicas com ênfase em Matemática em cursos técnicos.

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Biografia do Autor

Alessandro Cruz de Lima, Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira

Mestre em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2020), linha de pesquisa: Educação Matemática; Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela União das Faculdades dos Grandes Lagos, UNILAGO (2014); Licenciatura Plena em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - Formação Pedagógica de Docentes FATEC SOROCABA (2008); Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2002). Atualmente é membro do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC" da UNESP. Suas reflexões permeiam as seguintes temáticas: Teorias e Perspectivas Curriculares, Educação Matemática, Educação Comparada, Educação Intercultural Indígena, Diversidade Cultural, Escola de Tempo Integral e Educação Profissional; Professor dos Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica e Bacharelado em Administração nas Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB) e Professor de Ensino Técnico 02/G da Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira (ETEC).

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp/CNPq). Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e também Bolsista Pibic/CNPq na área de Educação (2019-2020). Representante na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Teoria Crítica). É Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpel) formada por Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade do Chile, da Pontifícia Universidade Católica do Peru, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e da Universidade Autônoma de Zacatecas. Editora da Revista Currículo, Cultura e Identidade (Recculti). Tem experiência em Educação Matemática e atuado em atividades de pesquisa, extensão e orientação, permeando os campos da Filosofia (Teoria Crítica) e do Currículo.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Lima, A. C. de, Taveira, F. A. L., & Peralta, D. A. (2023). Dificuldades enunciadas por docentes sobre o Ensino de Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: apontamento sobre o Currículo de Matemática Paulista. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3011