Cenários mobilizados nas aulas remotas de matemática durante a pandemia: uma realidade dos docentes da rede pública de Ji-Paraná (RO)
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2979Palavras-chave:
Educação Matemática. , Cenários. , Pandemia. , Ensino Remoto.Resumo
Este estudo objetivou conhecer os cenários mobilizados pelos docentes para o processo de ensino de Matemática nas aulas remotas. O corpus da pesquisa contém dados das entrevistas e questionários aplicados a seis docentes de Matemática da rede estadual do município de Ji-Paraná/RO que atuaram nos anos finais do Ensino Fundamental durante a pandemia do COVID-19. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, a análise dos dados baseada nas técnicas de Bardin (2016) e apoiada no gráfico de similitude para as análises lexicais. Percebeu-se que os cenários mais utilizados pelos docentes ocorreram pelo uso das plataformas do Google Classroom, Meet e do aplicativo do WhatsApp. De acordo com os resultados foram evidenciados cenários de ensino de Matemática permeados pelas TDICs e a necessidade de recursos tecnológicos e de formação continuada para a atuação nesse período.
Downloads
Referências
AGNE, L. Inovação em Educação Matemática. GravataÃ: edição do autor, 2019. Edição do Kindle.
BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de LuÃs A. Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.
BEHAR, A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS. DisponÃvel em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/ Acesso em: mar. 2021.
BORBA, M. C; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria 343. 17.03.2020. BrasÃlia. DisponÃvel em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 19 nov. 2021.
CARNEIRO, R. dos S.; LOPES, T. B.; DIAS, C. M. S. L. Ensino de matemática na Revista Prática docente: uma análise de similitude com o uso do IRaMuTeQ. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e35, 2022. DOI: 10.23926/RPD. 2022. v7. n.1.e35.id1586. DisponÃvel em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/1586. Acesso em: 7 mar. 2023.
GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. In M. Silva (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. (pp. 39-50). São Paulo: Loyola, 2003. DisponÃvel: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/contrib.pdf. Acesso em: 04 setembro, 2020.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces CientÃficas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, 2020. p. 41-57.
SALVIATI, M. E. Manual do aplicativo IRaMuTeQ. Planaltinha, mar. 2017. DisponÃvel em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em: set. 2021.
VALENTE, J. A. Integração currÃculo e tecnologia digitais de informação e comunicação: a passagem do currÃculo da era do lápis e papel para o currÃculo da era digital. In: CAVALHEIRI, A.; ENGERROFF, S. N.; SILVA, J. C. (Orgs.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.