Cenários mobilizados nas aulas remotas de matemática durante a pandemia: uma realidade dos docentes da rede pública de Ji-Paraná (RO)

Autores

  • Diléia da Silva Brun Scatamburlo Universidade Federal de Rondônia UNIR Campus de Ji-Paraná/RO
  • Lenilson Sergio Candido Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2979

Palavras-chave:

Educação Matemática. , Cenários. , Pandemia. , Ensino Remoto.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer os cenários mobilizados pelos docentes para o processo de ensino de Matemática nas aulas remotas. O corpus da pesquisa contém dados das entrevistas e questionários aplicados a seis docentes de Matemática da rede estadual do município de Ji-Paraná/RO que atuaram nos anos finais do Ensino Fundamental durante a pandemia do COVID-19. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, a análise dos dados baseada nas técnicas de Bardin (2016) e apoiada no gráfico de similitude para as análises lexicais. Percebeu-se que os cenários mais utilizados pelos docentes ocorreram pelo uso das plataformas do Google Classroom, Meet e do aplicativo do WhatsApp. De acordo com os resultados foram evidenciados cenários de ensino de Matemática permeados pelas TDICs e a necessidade de recursos tecnológicos e de formação continuada para a atuação nesse período.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

da Silva Brun Scatamburlo, D., & Sergio Candido, L. . (2023). Cenários mobilizados nas aulas remotas de matemática durante a pandemia: uma realidade dos docentes da rede pública de Ji-Paraná (RO). Educação Matemática Em Revista, 28(78), 113-127. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2979

Edição

Seção

Artigos