Relações entre a Aprendizagem de Pontos Críticos de Funções e os Registros de Representação Semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2941

Palavras-chave:

Aprendizagem. , Cálculo. , Pontos Críticos de Funções. , Sistema de Registros de Representação Semiótica.

Resumo

Nesta pesquisa, buscou-se fazer um diagnóstico sobre como alunos que já cursaram a disciplina de Cálculo I demonstravam seus conhecimentos relativos aos conceitos de Pontos Críticos de Funções a partir da Teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Para tanto, foi aplicado um teste a fim de se obter os dados analisados qualitativamente e quantitativamente. Concluímos que os alunos apresentam dificuldades para reconhecer e fazer conversões entre dois ou mais registros de representação para os conceitos de Pontos Críticos de Funções, por exemplo: converter um registro gráfico em simbólico ou em linguagem natural e vice-versa.  Isso afeta a solução de problemas de otimização, pois não apresentam o domínio desses conceitos.

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Biografia do Autor

José Roberto Damasceno da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru

Doutorando em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP/Bauru e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Professor efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, Campus Cuiabá, desde 1992. Correspondência: Rua Marzagão, 8 – Quadra 11 – Bairro: CPA 1 – Cuiabá – MT – 78.055-225 – E-mail: jrdamasceno@gmail.com

 

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Damasceno da Silva, J. R. (2023). Relações entre a Aprendizagem de Pontos Críticos de Funções e os Registros de Representação Semiótica . Educação Matemática Em Revista, 28(78), 153-164. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2941

Edição

Seção

Artigos