Relações entre a Aprendizagem de Pontos Críticos de Funções e os Registros de Representação Semiótica
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2941Palavras-chave:
Aprendizagem. , Cálculo. , Pontos Críticos de Funções. , Sistema de Registros de Representação Semiótica.Resumo
Nesta pesquisa, buscou-se fazer um diagnóstico sobre como alunos que já cursaram a disciplina de Cálculo I demonstravam seus conhecimentos relativos aos conceitos de Pontos Críticos de Funções a partir da Teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Para tanto, foi aplicado um teste a fim de se obter os dados analisados qualitativamente e quantitativamente. Concluímos que os alunos apresentam dificuldades para reconhecer e fazer conversões entre dois ou mais registros de representação para os conceitos de Pontos Críticos de Funções, por exemplo: converter um registro gráfico em simbólico ou em linguagem natural e vice-versa. Isso afeta a solução de problemas de otimização, pois não apresentam o domínio desses conceitos.
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