Dificuldades de aprendizagem em Matemática: um estudo de caso em turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2803

Palavras-chave:

Matemática. , Dificuldades de Aprendizagem. , Ensino Médio. , Ensino. , Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre dificuldades de aprendizagem em Matemática de três turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A partir de um estudo bibliográfico sobre o ensino da Matemática e as dificuldades de aprendizagem, e de uma pesquisa de campo com 87 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, procuram-se identificar causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática. Verificou-se que as dificuldades estão relacionadas com o grau de dificuldade dos conteúdos trabalhados em sala de aula, a falta de interesse dos estudantes para aprender e a falta de conhecimentos básicos de conteúdos desenvolvidos no Ensino Fundamental. Diante do exposto, sugere-se reorganização curricular, valorizando a postura ativa do estudante e o desenvolvimento de habilidades e competências; dinamização de estratégias de ensino; inovação de materiais didáticos; e ressignificação do processo avaliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Referências

ANTUNES, C. Alfabetização Emocional: novas estratégias. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 15 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 20 mar. 2021.

DAL-FARRA, R. A. P.; LOPES, T. C. Métodos Mistos de Pesquisa em Educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 3, p. 67-80, set./dez. 2013. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698. Acesso em: 5 maio 2021.

GARCÃA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HUETE, J. C. S.; BRAVO, J. A. Fernández. O Ensino da Matemática: fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Kuhn, M. C. (2023). Dificuldades de aprendizagem em Matemática: um estudo de caso em turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 141-152. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2803

Edição

Seção

Artigos