Dificuldades de aprendizagem em Matemática: um estudo de caso em turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2803Palavras-chave:
Matemática. , Dificuldades de Aprendizagem. , Ensino Médio. , Ensino. , Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre dificuldades de aprendizagem em Matemática de três turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A partir de um estudo bibliográfico sobre o ensino da Matemática e as dificuldades de aprendizagem, e de uma pesquisa de campo com 87 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, procuram-se identificar causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática. Verificou-se que as dificuldades estão relacionadas com o grau de dificuldade dos conteúdos trabalhados em sala de aula, a falta de interesse dos estudantes para aprender e a falta de conhecimentos básicos de conteúdos desenvolvidos no Ensino Fundamental. Diante do exposto, sugere-se reorganização curricular, valorizando a postura ativa do estudante e o desenvolvimento de habilidades e competências; dinamização de estratégias de ensino; inovação de materiais didáticos; e ressignificação do processo avaliativo.
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