O desenho como elemento representativo da aprendizagem matemática de estudantes surdos: uma reflexão semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2720

Palavras-chave:

Semiótica. , Educação de Surdos. , Desenho. , Aprendizagem Matemática.

Resumo

Objetivando analisar o desenho como elemento representativo da aprendizagem matemática de estudantes surdos, este artigo – de abordagem qualitativa – tece uma reflexão sobre os elementos da semiótica nos desenhos de dois estudantes surdos concluintes da Educação Básica. Utilizou-se a Análise do Discurso (AD), com base em Vigotsky (2001, 2007, 2010), que define a linguagem quantitativa e qualitativamente, trata do psiquismo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, e considera a práxis social como mecanismo de interpretação da realidade. Também, baseou-se na semiótica cultural de Radford (2006a, 2006b, 2014), pela objetivação e reflexão da prática social, e na semiótica visual de Peirce (2005), construída na relação triádica (primeiridade, secundidade e terceiridade); considerando a relevância da semiótica imagética de Campello (2007), que defende a Pedagogia Visual para a adaptação curricular no ensino das pessoas surdas. Ficou evidente a importância do desenho para a flexibilização curricular e o potencial da semiótica na representação da aprendizagem matemática de estudantes surdos.

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Biografia do Autor

Maria Eliana Soares, Universidade Federal do Pará

Autor: Possui Licenciatura em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Docência em Ciências e Matemáticas (2017) pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA; estudante de doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPA. Membro integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) – IEMCI/UFPA. É professora colaboradora da UFPA, Campus Castanhal, Faculdade de Matemática; Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Secretaria Executiva de educação (SEDUC/PA); e atua na Coordenação Pedagógica pela SEDUC/PA.

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pará

Possui Licenciatura Plena em Matemática (1996) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita (UNESP). Atualmente é professor Adjunto II da UFPA no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, professor do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), vice-coordenador do PPGECEM, oferecido pela Rede Amazônica em Ciências e Matemática (REAMEC) polo UFPA, coordenador do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) membro fundador do GT13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade de Educação Matemática e consultor ad hot da CAPES. Atua na área de Ensino com ênfase em Educação em Ciências e Matemática nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de ciências e matemática para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. 

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Soares, M. E. ., & de Sales, E. R. (2023). O desenho como elemento representativo da aprendizagem matemática de estudantes surdos: uma reflexão semiótica. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 45-59. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2720

Edição

Seção

Artigos