Estado da questão sobre o aprendizado em Matemática no Brasil: o que dizem os eventos e pesquisas na área de Educação Matemática?

Autores

  • Welita Santos Ribeiro Carvalho FURG
  • Rafaele Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Rio Grande – FURG

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2620

Palavras-chave:

Aprendizagem em Matemática. , Educação Matemática. , Estado da Questão.

Resumo

Nos últimos anos o Brasil vem aparecendo nos rankings internacionais com resultados insatisfatórios excepcionalmente no aprendizado de Matemática. Com isso, o objetivo da pesquisa foi investigar e compreender como a comunidade científica brasileira discute a questão do aprendizado em Matemática na Educação Básica, por meio do estado da questão de pesquisas brasileiras realizadas nos últimos cinco anos. Sendo assim, caracteriza-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, em que se realizou um estudo de caráter fundamentalmente descritivo interpretativo, pela metodologia da pesquisa do Estado da Questão. Assim emergiram questões relacionadas aos métodos de avaliação, as metodologias ultrapassadas, o ensino focado nas avaliações externas, a fragilidade da formação inicial de professores e o quanto a relação estabelecida entre professor e aluno influencia no processo de aprendizagem. Dessa forma, argumentamos que não há um único problema nem uma única solução para todas as causas/motivos/consequências, são inúmeros os fatores que influenciam nos sinalizadores de aprendizagem em Matemática apontados pelos indicadores nacionais e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Elsa; BORALHO, António; LUCENA, Isabel. Avaliação das aprendizagens em Matemática em turma de anos iniciais. Brasília. Educação Matemática em Revista. 2017.

BASNIAK, Maria Ivete. Avaliação em Matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula. Brasília. Educação Matemática em Revista. 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF. Ministério da Educação e do Desporto. 2018

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Casa Civil. 1996, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 Set de 2020.

BORALHO, António; LUCENA, Isabel. Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as aprendizagens (AERA). In: VI SEMINÃRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, 2015., Pirenópolis-GO. Anais [...], Pirenópolis- GO, 2015. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/files/visipem/anais/story_html5.html. Acesso em: 25 Jul. 2020.

CAIO, Eva Aparecida de Gois. Avaliações externas e consequências comuns na prática educativa. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, 2016, São Paulo. Anais [...], São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/. Acesso em: 15 Mai, 2020.

CASEIRO, Cíntia Camargo Furquim; GEBRAN, Raimunda Abou. Avaliação formativa: Concepção, práticas e dificuldades. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010.

FILHO, Vicente Henrique de Oliveira; GESSINGER, Rosana Maria; SANTOS, Gilberto Tavares. A percepção dos professores que ensinam Matemática sobre os processos de ensino e aprendizagem. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SP, 2016, p. 1-11. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6547_3535_ID.pdf. Acesso em: 14 Mai, 2020.

HOFFMANN, J. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre. Mediação. 2013.

JESUS, Janaína Isabela; BARROSO, Elizandra de Souza; MOURA, Daniela Alves da Silveira. Ensino de Matemática: Falhas e insucessos, um estudo de caso em uma escola de Pará de Minas-MG. São Paulo – SP. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016.

JUNIOR, Carlos Augusto Aguilar; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Avaliação em Matemática na Prova Brasil e condições socioculturais dos estudantes e suas famílias. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu – PR, 2018. , p.1-8, 2018. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6171_2495_ID.pdf. Acesso em: 30 Jun, 2020

JÚNIOR, Valdomiro Pinheiro Teixeira; SILVA, Francisco Hermes Santos. Avaliação Formativa e a prática de provas: Uma análise das concepções de professores de Matemática. Brasília. Educação Matemática em Revista. 22(55), pp. 40-59, 2017.

MACIEL, Domício Magalhães. Avaliação Formativa e os instrumentos metacognitivos de avaliação em Educação Matemática: Uma ajuda efetiva ao ensino e aprendizagem. Brasília. Educação Matemática em Revista, 22(56), pp. 39-56, 2017.

MARZAGÃO, Mayara Andressa; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. A influência da afetividade na aprendizagem da Matemática na perspectiva de alguns professores que ensinam Matemática na Educação Infantil. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019. Anais [...]. Cuiabá – MT, p.1-14, 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1559/1860. Acesso em: 12 Jun, 2020.

MEDEIROS, Amanda Marina Andrade; MUNIZ, Cristiano Alberto. Dificuldade de aprendizagem Matemática escolar: Uma produção Subjetiva. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, 2018. Anais [...]. Foz do Iguaçu – PR, p.1-12, 2018. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7886_4281_ID.pdf. Acessado em: 17 Jul, 2020.

NETO, Domenico Gallicchio. Influências de um processo formativo nas crenças e nos saberes de professores dos Anos Iniciais sobre ensinar e aprender Matemática. Campinas/SP., 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Pontifícia Universidade Católica. 2016.

NEVES, Rita de Araújo. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v. 1, n. 2. 2006. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 Jul de 2020.

OLIVEIRA, Raimunda. Aprendizagem Matemática de professores dos anos iniciais. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Anais [...]. São Paulo – SP, p.1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7417_3254_ID.pdf. Acessado em: 5 Jul, 2020.

OLIVEIRA, Tatiana Lais Freitas Fonseca. Desafios da prática de avaliação da aprendizagem na Educação Matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Anais [...]. São Paulo – SP, p.1-8, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/comunicacoes-cientificas-1.html. Acessado em: 5 Jun, 2020.

ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de Matemática? Brasília. Educação Matemática em Revista, v.22, n. 56: Out/Dez 2017, p.76-85.

PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. João Pessoa. Revista Principia, n. 38. 2018.

PÃDUA, Gelson Luiz Daldegan de. A Epistemologia Genética de Jean Piaget. Revista FACEVV - 1º Semestre. Número 2. 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3538813/mod_resource/content/1/Artigo_A%20epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Jean%20Piaget.pdf. Acesso em: 18 Jun de 2020.

ROCHA, Lenice Mirandola. Comprometimento dos alunos com a aprendizagem na disciplina de Matemática: considerações dos professores de uma escola federal do Rio Grande do Sul. Educação Matemática em Revista – RS, v. 2, n.16, p.1-8, 2015.

SANTOS, Ellis Regina Ferreira dos. et al. Discussões propostas sobre o papel das interações professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Anais [...]. São Paulo – SP, p.1-11, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8079_3705_ID.pdf. Acessado em: 15 Jul, 2020.

SANTOS, Patrícia Corrêa; THIENGO, Edmar Reis; JUNIOR, Clovis Lisboa dos Santos. Os professores dos Anos Iniciais e sua relação com a Matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Anais [...]. São Paulo – SP, p. 1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4646_4181_ID.pdf. Acesso em: 15 Jul, 2020.

SCHWARTZMAN, Isabel Farah. et al. Percepções de estudantes do Ensino Fundamental II sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Anais [...]. São Paulo – SP, p.1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7655_3687_ID.pdf. Acesso em: 18 Jul, 2020.

SILVA, Erick dos Santos. Concepções de licenciandos sobre a relação Ensino-Aprendizagem e a existência de uma barreira tradicional a ser transposta. Brasília. Educação Matemática em Revista, v.25, n.66, p.114-136. 2020.

SILVA, Vantielen da Silva; BURAK, Dionísio. A formação de pedagogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais: Alguns apontamentos a partir de dissertações e teses. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Anais [...]. São Paulo – SP, p. 1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6449_2957_ID.pdf. Acesso em: 10 Ago, 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, n. 13, p. 5-24, 2000.

THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega; THERRIEN, Jacques. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p.5-16, 2004.

VIANA, Renata Aparecida; BORTOLOTI, Roberta D’Angela Menduni. Avaliação da aprendizagem: Entre o quantitativo e o qualitativo. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, 2018. Anais [...]. Foz do Iguaçu – PR, p.1-13, 2018. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/701/529. Acessado em: 10 ago, 2020.

ZACARIAS, Sandra Maira Zen. A matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista. Programa de Pós-Graduação em Educação. Presidente Prudente/SP. 2008.

ZUCULA, António Fernando; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Avaliação da aprendizagem e exame: Uma revisão bibliográfica. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Anais [...]. São Paulo – SP, p.1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6374_2712_ID.pdf. Acessado em 10 Ago, 2020.

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Santos Ribeiro Carvalho, W., & Rodrigues de Araújo, R. (2023). Estado da questão sobre o aprendizado em Matemática no Brasil: o que dizem os eventos e pesquisas na área de Educação Matemática?. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 128-140. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2620

Edição

Seção

Artigos