“Mas e a gente? Quantas perguntas a gente vai ter que fazer?”: apropriações do uso pedagógico de uma pesquisa de opinião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3784

Palavras-chave:

Pesquisa de Opinião, Uso Pedagógico, Apropriação, Educação Matemática

Resumo

Este artigo objetiva analisar como professores se apropriaram do uso pedagógico da pesquisa de opinião. A fundamentação teórica vale-se do conceito de apropriação, entendido na perspectiva histórico-cultural, e alinha-se com autores comprometidos com o compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado e socialmente valorizado. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como participantes seis professores da rede pública, atuantes no Ensino Fundamental. No percurso metodológico, destaca-se que tais professores realizaram uma Pesquisa de Opinião, remotamente, em 23 encontros síncronos. O material empírico foi produzido por meio da aplicação de um questionário inicial aos participantes, de observações e dos registros em vídeos dos encontros e das entrevistas. A partir da análise, foram percebidos indícios de que os participantes começaram a se apropriar do uso pedagógico da pesquisa de opinião. Destaca-se, dentre os resultados identificados, que o processo de apropriação se mostrou complexo, flagrado ora em negociações harmônicas, ora a partir de tensionamento entre os envolvidos.

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Publicado

2024-05-12

Como Citar

MENDES, A. V.; DEODATO, A. A. “Mas e a gente? Quantas perguntas a gente vai ter que fazer?”: apropriações do uso pedagógico de uma pesquisa de opinião. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-17, 12 maio 2024.

Edição

Seção

Artigos