A utilização de jogos como recurso didático no ensino de números racionais na representação fracionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3713

Palavras-chave:

Educação Matemática, Frações, Jogos, Avaliação, Ensino Significativo

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar potencialidades do uso de jogos como recurso didático e avaliativo de modo a contribuir com os processos de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Embasa-se em construtos teóricos da literatura nacional e internacional que abordam conceitos relacionados à Educação Matemática, Frações, Jogos, Avaliação e Aprendizagem Significativa. Foi realizada a aplicação de jogos envolvendo o conteúdo de Números racionais na forma fracionária, numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Cajazeiras - Paraíba. Adotou-se procedimentos metodológicos de pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica e quanti-qualitativa. Pelos resultados verificou-se que os métodos (tradicional e o ensino significativo) têm objetivos e impacto diferente na aprendizagem dos alunos, porém juntos podem trazer inúmeros benefícios aos alunos. Conclui-se que foi possível verificar vantagens que diferentes jogos oferecem no contexto educacional e avaliativo, contribuindo para tornar o ensino mais significativo.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

ABREU, ÉRICA E. DE; SILVA, E. L. DA . A utilização de jogos como recurso didático no ensino de números racionais na representação fracionária. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 30 ago. 2023.

Edição

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Artigos