Retângulo que não é retângulo? A aplicação dos experimentos mentais no Quadrilátero de Saccheri
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.2920Palavras-chave:
Epistemologia, Educação Matemática, Ensino, Semiótica, MetodologiaResumo
Este artigo é um dos resultados da pesquisa teórica intitulada A semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática. A motivação para esta investigação nasceu da busca pelo entendimento de como os Experimentos Mentais podem se constituir em uma metodologia para o ensino da Matemática. Nosso objetivo foi estudar as características dos Experimentos Mentais na Educação Matemática e como tais experimentos podem influenciar a abordagem de problemas relativos ao Quadrilátero de Saccheri. Nosso aporte teórico-metodológico está ancorado na semiótica sob a perspectiva de Peirce. Nossa conclusão é que tais características condicionam os Experimentos Mentais como Metodologia Alternativa para o Ensino da Matemática na perspectiva histórico-dialética da educação com ênfase na epistemologia.
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