Concepções de professores e a Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v10i3.2561Palavras-chave:
Educação Financeira, Temas Contemporâneos Transversais, Concepções do Professor, Transdisciplinar, Ensino FundamentalResumo
A educação financeira passou a ser um dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de 2018. As escolas são instituições estratégicas para disseminá-lo ao utilizar os professores para atuarem como multiplicadores. Por isso, é necessário conhecer como os professores compreendem esse assunto e como ele é compartilhado com seus alunos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é de investigar as concepções de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental das diferentes áreas sobre a educação financeira, no que se refere à sua abordagem e às metodologias utilizadas em sala de aula. Para isso, o estudo contou com uma amostra de 14 professores do Ensino Fundamental II de uma escola da rede estadual do município de Cajazeiras-PB. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário estruturado com dez perguntas, em que se abordaram, além da caracterização sóciodemográfica, aspectos de consumo, planejamento financeiro e influência midiática. Os resultados mostraram que 47% dos professores consideram que não conhecem suficiente o tema. Porém, 50% afirmaram que trabalham de forma transdisciplinar em suas aulas. Assim, é importante desenvolver políticas que ajudem a difundir esse tipo de educação não só entre os alunos, mas também entre os professores
Downloads
Referências
Almeida, A. C., & Arantes, A. (2014). A relação famÃlia e escola: pressuposto para o processo ensino-aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, 5(2), 22-31.
Associação de Educação Financeira do Brasil-AEF Brasil (2018). Programa de Educação Financeira nas Escolas. Brasil: AEF-Brasil.
Atkinson, A., & F. Messy. (2013). Promoting financial inclusion through financial education: OECD/INFE evidence, policies and practice. OECD Working Papers on Finance,Insurance and Private Pensions. Paris, n. 34, OECD.
Bader, M., &Savoia, J. R. F. (2013). LogÃstica da distribuição bancária: tendências, oportunidades e fatores para inclusão financeira. Revista de Administração de Empresas, 53(2), 208-215.
Banco Central do Brasil. (2013). Caderno de educação financeira: gestão de finanças pessoais. BrasÃlia.www.bcb.gov.br/pre/pe/port/caderno_cidadania_financeira.pdf.
Banco Central do Brasil. (2015). Brasil: implementando a estratégia nacional de educação financeira. BrasÃlia. www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: ed. 70.
Brasil (2010a). Casa Civil. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. BrasÃlia.
Brasil (2020a). Casa Civil. Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. BrasÃlia.
Brasil. (2018a). Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF. Deliberação nº 19, de 16 de maio de 2017. BrasÃlia: Diário oficial da União. http://www.imprensanacional.gov.br/web/guest/consulta.
Brasil. (2010b). Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica – CNE. Parecer nº 11, de 7 de outubro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. BrasÃlia: Diário oficial da União.
Brasil (2020b). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira – INEP. Ministério da Educação – MEC. Resultado do Ãndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019. www.download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf.
Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 90394/96 de 20 de dezembro de 1996.www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.html.
Brasil (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação e a base. BrasÃlia: Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_Ensino fundamental_embaixa_site.pdf.
Brasil (2018b). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BrasÃlia: Ministério da Educação.
Brasil (2019). Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. BrasÃlia. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf
Brasil (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. BrasÃlia: MEC/SEF.
Braunstein, S., & Welch, C. (2002). Financial literacy: an overview of practice, research, and policy. Federal Reserve Bulletin. (pp. 445-457). https://www.federalreserve.gov/pubs/bulletin/2002/1102lead.pdf.
Brown, M., Grigsby, J., Klaauw, W., van der, Wen, J., & Zafar, B. (2016). Financial education and the debt behavior of the young. The Review of Financial Studies, 29, 2490-2522.
Brusky, B., &Magalhães, R. (2007). Assessing indebtedness: results from pilot survey among steelworkers in São Paulo. International Labour Office. http://www.ilo.int/wcmsp5/groups/public/---ed_emp/documents/publication/wcms_117961.pdf.
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL, & Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil. (2020). Pesquisa nº 7171. 48% dos brasileiros não controlam o orçamento.https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/pesquisa/7171/.
Destefani, S. M. (2015). Educação financeira na infância. Revista Eventos Pedagógicos, 6(4), 274-282.
EuropeanCommission. (2008). Educação financeira. Fin-Focus Europe, 5, 3-4.
Fernandes, A. H. S., & Cândido, J. G. (2014). Educação financeira e nÃvel do endividamento: relato de pesquisa entre os estudantes de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 5(2), 894-913.
Franzoni, P., Martins, S. N., &Quartieri, M. T. (2018). A Educação Financeira como polÃtica pública no ensino básico: algumas reflexões. RevistaEducação, Cultura e Sociedade, 8(2), 383-395.
Heckman, J. J. (2008). Schools, skills, and synapses. Economic Inquiry, 46(3), 289-324.
Huston, S. (2010). Measuring financial literacy. The Journal of Consumer Affairs, 44(2), 296-316.
Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica – IBGE. (2019). https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/cajazeiras/panorama.
Jacob, K., Sharyl, H., & Malcolm, B. (2000). Tools for survival: an analysis of financial literacy programs follower income families. Chicago: Woodstok Institute.
Kobarg, A. P. R., & Vieira, M. L. (2008). Crenças e práticas de mães sobre o desenvolvimento infantil nos contextos rural e urbano. Psicologia: reflexão e crÃtica, 21(3), 401-408.
Laureano, A. I. R., Mendes, D. P., & Mattos, S. H. (2019). Educação financeira: um estudo com discentes do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Expressão Católica, 8(2), 79-91.
Lemes, A. L. (2010). Educação Financeira para o ensino médio da rede pública: uma proposta inovadora. Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. https://unisal.br/wp-content/uploads/2013/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Ana-Lucia-Lemes-Negri.pdf.
Lusardi, A., & Mitchell, O. S. (2007). Baby Boomer retirement security: the role of planning, financial literacy, and housing wealth. NBER Working Paper nº 12585. https://www.nber.org/papers/w12585.
Lusardi, A., & Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy and planning: implications for retirement wellbeing. NBER Working Paper Nº 17078. https://www.nber.org/papers/w17078.
Lusardi, A., & Mitchell, O. S. (2014). The economic importance of financial literacy: theory and evidence. Journal of Economic Literature, 52(1), 5-44.
Lusardi, A., Mitchell, O. S., &Curto, V. (2010). Financial literacy among the young. The Journal of Consumer Affairs, 44(2), 358-380.
Marconi, M. de A. &Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia cientÃfica. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Organisation for Economic Co-operation and Development (2018). PISA: Programe for international Student assessment. https:// www.oecd.org/pisa/data/
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE (2005). Recommendation on principles and good practices for financial education and Awareness.www.oecd.org.
Pessoa, C. A. S., Muniz, I., &Kistemann Jr., M. A. (2018). Cenários sobre Educação Financeira Escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currÃculo e a sala de aula de Matemática. Em teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 9(1), 1-25.
Ramon, R., & Trevisan, E. (2019). Educação Financeira: um comparativo entre estudantes de escolas públicas e privadas. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 7(2), 109-125.
Rebello, A. P., Rocha, J., & Bernardes, J. (2015). Educação Financeira: uma proposta pedagógica para alunos do ensino médio politécnico. Holos, 6.
Rodrigues, P. M. L., Lima, W. S., & Viana, M. A. P. (2017). A importância da formação continuada de professores da Educação Básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Revista Saberes Docentes em Ação, 3(1), 28-47.
Rossi, P. S., & Batista, N. A. (2006). O ensino da comunicação na graduação em Medicina – uma abordagem. Interface- comunicação, saúde e educação, 10(19), 93-102.
Seidl-De-Moura, M. L., Ribas Júnior, R. C., Piccinini, C. A., Bastos, A. C. S., Magalhães, C. M. C., Vieira, M. L., Salomão, N. M. R., Silva, A. M. P. M., & Silva, A. K. (2004). Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primÃparas de diferentes centros urbanos do Brasil. Estudos de Psicologia, 9(3), p. 421-429. 2004.
Santos, J. O. (2014). Finanças para todas as idades um guia prático. São Paulo: Atlas.
Santana, D. R. (2013). O currÃculo e o projeto pedagógico na educação infantil: uma visão interdisciplinar. Revista Espaço Acadêmico, 142, 61-68.
Savoia, R. F., Saito, A. T., &; Santana, F. A. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, 41(6), 1121-1141.
Silva, I. B. (2007). Projeto pedagógico. Revista Uniara, 20, 103-111.
Silva, A. L. P., Benevides, F. T., Duarte, F. V., Oliveira, J. N., & Cordeiro, R. (2018). Finanças pessoais: análise do nÃvel de educação financeira de jovens do IFPB. Revista Principia de divulgação cientÃfica e tecnológica do IFPB, 41, 215-223.
Silva, A. M. (2016a). Uma proposta continuada de professores em educação financeira escolar. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo.
Silva, D. F. (2016b). Educação financeira como prática pedagógica na Educação Infantil. REP’s - Revista Eventos Pedagógicos, 7(3), 1056-1067.
Soares, F. P. (2017). Os debates sobre a educação financeira em um contexto de financeirização da vida doméstica: desigualdade e exclusão financeira. Tese Doutoral, PontifÃcia Universidade Católica de Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Stephani, M. (2005). Educação financeira: uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do aluno. Dissertação (Mestrado). PontifÃcia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS.
Tadeu, S. A., Breyer, L., & Soares, T. G. (2016). Consumo e meio ambiente: reflexões em torno de uma teoria compreensiva.Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, 2, 305-329.
Teixeira, J. (2015). Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e Matemática Financeira. Tese Doutoral, PontifÃcia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Vergara, S. C. (2013). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 14. ed. São Paulo: Atlas.
Way, W., & Holden, K. (2009). Teachers’ background and capacity to teach personal finance: results of a national study. Madison: Final Report. School of Public Affairs University of Wisconsin-Madison.
Vargas, J. (2008). Maestros de educación financiera - un sistema para vivir mejor. San José, Costa Rica: Red Financiera Bac-Credomatic.
http://www.detce.mep.go.cr/sites/all/files/dinero_y_finanzas_personales.pdf.
Weisz, T. (1999). O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ãtica.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do inÃcio ao fim. Tradução de Daniela Bueno. Revisão técnica de Dirceu da Silva. Porto Alegre, RS: Penso.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.