Ensaio sobre como o samba ajuda a pesquisar com Educação Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v9i3.2223

Palabras clave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Insubordinação Criativa, Escolas de Samba, Carnaval

Resumen

Este ensaio apresenta uma narrativa sobre a contribuição do samba para a área da educação matemática, mostrando os fundamentos de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida com educação matemática e/em/com escolas de samba. Pelo caminho da pesquisa, guiado pela voz do sambista negro Geraldo Filme, passam histórias do samba contadas pelos estudiosos Sérgio Cabral (2016), André Diniz (2006), Lira Neto (2017), Muniz Sodré (1998), Cristiana Tramonte (1996) e Fabiolla Vieira (2016). O texto apresenta uma síntese histórica da formação das escolas de samba no Rio de Janeiro – as primeiras do Brasil – e também na cidade de Florianópolis – onde se situa o campo da pesquisa que ora se apresenta – afirmando o caráter educativo desse tipo de organização comunitária. Em uma conversa com Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrósio (1997), e Beatriz D’Ambrósio e Celi Lopes (2015), encontramos trabalhadoras/es e artistas do mundo do samba para falar sobre educação, (etno)matemática e insubordinação criativa. Nesse encontro, se tece uma pesquisa que versa sobre relações comunitárias e educativas construídas em escolas de samba, questionando quais matemáticas se fazem presentes nessas relações e por que não são (re)conhecidas.

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Publicado

2019-09-01

Cómo citar

SOUZA, J. J. L. DE. Ensaio sobre como o samba ajuda a pesquisar com Educação Matemática. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 9, n. 3, p. 158-171, 1 sep. 2019.

Número

Sección

Artículos