A revista Al-Karismi (1946-1951) de Malba Tahan: a literatura como recurso didático para o processo de ensino e de aprendizagem em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2174Palabras clave:
Malba Tahan, Matemática, Literatura, Revista Al-Karismi, EnsinoResumen
O presente artigo compõe parte de um projeto de investigação em fontes primárias, junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar discursos literários presentes na revista Al-Karismi (1946-1651) dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro e suas potencialidades para contribuir no processo de ensino e de aprendizagem da matemática como um recurso didático. A literatura foi um elemento que conduziu a trajetória de escritor e de professor de Júlio César de Melo e Souza (1895- 1974) – o Malba Tahan. Desse modo, espera-se contribuir com a discussão/reflexão das interfaces que podem se estabelecer entre a matemática e a literatura no campo da prática e da pesquisa em Educação Matemática.
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