Literatura infantil e a dupla narrativa verbal e visual: como estas inter-relações podem favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2171

Palabras clave:

Literatura Infantil e Matemática, Dupla Narrativa, Narrativa Verbal e Visual, Ilustração, Matemática

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar as inter-relações entre narrativa verbal e visual na Literatura Infantil e como essas podem favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos. Para tanto, foi feita uma análise das ilustrações criadas para alguns Contos Clássicos Infantis das coleções Clássicos para sempre e Clássicos Ilustrados, ambas da editora Maurício de Souza, com o intuito de estabelecer se elas se colocam em relações de complementaridade ou de repetição com o texto escrito. A partir disso, buscou-se apresentar algumas possibilidades de uso da narrativa visual no processo de aprendizado de conceitos matemáticos relacionados a construção do número. O texto é perpassado, em sua inteireza, pela ideia de que, ao trabalhar a leitura de imagens, o professor investe no desenvolvimento de outras atitudes leitoras que incentivam a formação de leitores autônomos.

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Publicado

2020-05-01

Cómo citar

CUNHA, A. V. DA. Literatura infantil e a dupla narrativa verbal e visual: como estas inter-relações podem favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista Internacional de Pesquisa en Educación Matemática, v. 10, n. 2, p. 154-166, 1 may 2020.

Número

Sección

Artículos