Literatura infantil e a dupla narrativa verbal e visual: como estas inter-relações podem favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2171Palabras clave:
Literatura Infantil e Matemática, Dupla Narrativa, Narrativa Verbal e Visual, Ilustração, MatemáticaResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar as inter-relações entre narrativa verbal e visual na Literatura Infantil e como essas podem favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos. Para tanto, foi feita uma análise das ilustrações criadas para alguns Contos Clássicos Infantis das coleções Clássicos para sempre e Clássicos Ilustrados, ambas da editora Maurício de Souza, com o intuito de estabelecer se elas se colocam em relações de complementaridade ou de repetição com o texto escrito. A partir disso, buscou-se apresentar algumas possibilidades de uso da narrativa visual no processo de aprendizado de conceitos matemáticos relacionados a construção do número. O texto é perpassado, em sua inteireza, pela ideia de que, ao trabalhar a leitura de imagens, o professor investe no desenvolvimento de outras atitudes leitoras que incentivam a formação de leitores autônomos.
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