Um modelo para avaliação do argumento de prova em contextos de ensino baseado em argumentação coletiva
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3859Palavras-chave:
Educação Matemática, Argumento de Prova, Prova Empírica, Prova ConceitualResumo
O presente estudo apresenta um modelo teórico-metodológico para avaliar a qualidade do argumento de prova em um contexto de ensino baseado em argumentação coletiva. O modelo combina os elementos de uma estrutura argumentativa a uma teoria que envolve os tipos e níveis de prova em Educação Matemática. O teste foi realizado junto a uma turma de alunos ingressantes em um curso de formação de professores em Matemática no Instituto Federal do Sul de Minas, durante o ano de 2023. Os dados foram coletados por meio de registros escritos e videogravação da produção coletiva em grupos. Os resultados mostraram que o modelo apresentado permitiu avaliar de forma eficaz a qualidade do argumento de prova, constituindo, assim, uma ferramenta para análise de dados em futuras pesquisas, além de ser um instrumento útil para o professor de Matemática avaliar o nível de prova dos seus alunos em sala de aula.
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