Situações Didáticas Profissionais: concepções e obstáculos no ensino de sistemas lineares e o uso do GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3795

Palavras-chave:

Situação Didática Profissional, Engenharia Didática de Formação, Sistemas Lineares, GeoGebra, Formação de Professores

Resumo

Este artigo é derivado de uma pesquisa de mestrado e explora desafios no ensino de sistemas lineares, focando a intersecção entre currículo, abordagens metodológicas e experiência de professores em serviço. O objetivo deste trabalho é conhecer as concepções, as formas de ensino e obstáculos dos docentes na abordagem de sistemas de equações lineares. A metodologia do estudo foi a Engenharia de Formação, aliada aos fundamentos da Teoria das Situações Didáticas integrados à Didática Profissional. A análise se concentra em uma Situação Didática Profissional para a abordagem do tema com o apoio do GeoGebra. A experiência dos professores destacou obstáculos no ensino, ressaltando a necessidade de estratégias pedagógicas específicas. O GeoGebra configurou-se como recurso que viabiliza uma aprendizagem visual e intuitiva, promovendo um ambiente que fomentou uma compreensão sólida e efetiva dos conceitos matemáticos.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

SANTOS, M. G. M. DOS .; SOUSA, R. T. DE; ALVES, F. R. V. Situações Didáticas Profissionais: concepções e obstáculos no ensino de sistemas lineares e o uso do GeoGebra. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-22, 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos