Concepções acerca das pessoas que produziram a Matemática manifestadas em desenhos de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3703Palavras-chave:
Concepções de Estudantes, Desenhos, História da MatemáticaResumo
O objetivo principal desta pesquisa foi investigar as concepções indiretas de estudantes do Ensino Fundamental acerca das pessoas que produziram a Matemática. Como aporte teórico, optou-se por eleger discussões de autores que discutem crenças, slogans e visões distorcidas de ciência e de matemática. A produção dos dados foi a partir de desenhos de 87 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Maringá (PR), em que eles foram convidados a representar a pessoa que elaborou a matemática, bem como o local onde essa pessoa residia. A análise dos dados se deu a partir do agrupamento dos desenhos nos seguintes slogans definidos: a) A Matemática é uma atividade masculina; b) A Matemática é uma atividade de pessoas excêntricas; c) A Matemática se expressa em números; d) A Matemática foi produzida em um período muito distante do atual. Conclui-se que, se quisermos primar por um ensino em que as individualidades possam ser consideradas e que os sujeitos se sintam pertencentes ao processo, então, esse ensino deve evitar a reprodução de crenças e slogans que afastam os alunos e apresentam um conhecimento que parece ser produzido por pessoas distantes à sua realidade.
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