O que está implícito na recontextualização dos Materiais Curriculares Educativos de Matemática na Educação de Jovens e Adultos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3672

Palavras-chave:

Materiais Curriculares, Matemática, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Neste artigo, suscitamos a interlocução das temáticas Materiais Curriculares Educativos (MCE) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nosso objetivo foi identificar os princípios subjacentes à recontextualização dos MCE ao serem movidos para o contexto da EJA. Para isso, analisamos — por meio de uma abordagem qualitativa e inspirados nos constructos teóricos de Bernstein — a prática pedagógica de professores usando MCE de Matemática no contexto da EJA. Entre os princípios destacamos o texto do material que comunica uma expectativa de realização contextual, a vinculação da escolha a um encadeamento lógico entre conteúdos, o desejo de professores em legitimar uma metodologia de ensino diretiva, heterogeneidade e especificidades dos estudantes dessa modalidade e a não consideração de professores às orientações do MCE. Os MCE aplicados não foram um objetos prescritivos com mensagem estática, pelo contrário foram submetidos a transformações para atender a complexidade do contexto.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

GOMES, F. S.; OLIVEIRA, A. M. P. DE. O que está implícito na recontextualização dos Materiais Curriculares Educativos de Matemática na Educação de Jovens e Adultos?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-20, 1 jan. 2024.

Edição

Seção

Artigos