Análise das percepções sobre avaliação no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense com o suporte do software CHIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3652

Palavras-chave:

Avaliação, Prática Avaliativa, Formação de Professores, Análise de Similaridade, Software CHIC

Resumo

Este estudo analisou as percepções de avaliação da aprendizagem de docentes e discentes no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF), investigando sua influência na formação inicial e continuada. A partir de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários descritivos a um total de 34 professores e 68 alunos. Ademais, empregou-se a metodologia de análise de similaridade com o auxílio do software Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva (CHIC). O estudo evidencia uma preferência pela avaliação formativa. Os resultados ressaltam a influência determinante dos docentes nas concepções de avaliação dos discentes, enfatizando a necessidade de repensar a avaliação como um processo fundamental para uma aprendizagem efetiva e transformadora. Além disso, destaca a importância de orientar os professores em formação com base em paradigmas teóricos e práticas consistentes, motivadoras e inspiradoras.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

SOUZA, F. DOS S.; MAGALHÃES, D. L. Análise das percepções sobre avaliação no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense com o suporte do software CHIC. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-25, 31 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos