As possibilidades didático-pedagógicas do uso de softwares matemáticos no ensino de Matemática durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3650

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Softwares Matemáticos, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo dedica-se a apresentar uma investigação a respeito de como os softwares matemáticos possibilitaram o desenvolvimento de ações educacionais no ensino remoto durante a pandemia, na perspectiva de averiguar as possibilidades didático-pedagógicas do uso desses softwares e as experiências vivenciadas por professores nas aulas remotas. O corpus de investigação são relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Matemática da educação básica nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio com uso de softwares em escolas públicas de uma cidade do norte de Minas Gerais. Em busca de compreensão para essa temática, realizou-se um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com sete professores que atuaram no ensino remoto. O corpus foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Em relação às possibilidades apontadas pelos professores como práticas pedagógicas no decorrer da pandemia, destaca-se o uso criativo de jogos do celular, Apps e o software GeoGebra como importantes aliados.

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Publicado

2024-03-16

Como Citar

SANTOS, R. P. DOS; MACÊDO, J. A. DE. As possibilidades didático-pedagógicas do uso de softwares matemáticos no ensino de Matemática durante a pandemia da Covid-19. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-14, 16 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos