Propósitos das perguntas promovidas por professores em aulas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3587

Palavras-chave:

Comunicação, Perguntas, Propósitos, Ambientes de Aprendizagem, Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo identificar e caracterizar os propósitos das perguntas de professores em aulas de Matemática. Trata-se de um estudo qualitativo no qual os dados foram coletados por meio de observações. Participaram da pesquisa dois professores de Matemática do Ensino Fundamental II, com perfis distintos em relação às práticas pedagógicas adotadas. A análise dos dados indica os seguintes propósitos das perguntas em relação aos estudantes: verificar e avaliar seus conhecimentos; estimular suas reflexões e pensamentos; coletar informações sobre conceitos e cálculos matemáticos; obter informações que garantam o bom funcionamento da aula ou fazer pedidos e solicitações; direcionar a atenção para determinados aspectos da matéria e ajudá-los a chegar às respostas; conseguir a adesão às ideias apresentadas e exercer o controle disciplinar. Com base nos propósitos das perguntas aparentes no estudo, inferimos que elas podem ser associadas a diferentes ambientes de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alrø, H. & Skovsmose, O. (2002). Dialogue and learning in mathematics education: Intention, reflection, critique. Dordrecht, ZH: Kluwer Academic.

Alrø, H. & Skovsmose, O. (2006). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Tradução de O. A. Figueiredo. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (2. ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

?Faustino, A. C. (2018). “Como você chegou a esse resultado?”: o diálogo nas aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. 224f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.

Guerreiro, A.; Ferreira, R. T.; Menezes, L. & Martinho, M. H. (2015). Comunicação na sala de aula: a perspectiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké, 23(4), 279-295.

Hwang, S. (2019). Exploring the Relationships Among Teacher Questions, Turn-Taking Patterns, and Student Talks in Mathematics Classrooms. Journal Of The Korean School Mathematics Society, 22(4), 439-460.

Lira, L. T. O. (2022). Importância das perguntas do professor nas aulas de Matemática. In: Anais do 8º Congresso Nacional de Educação (pp. 1-12). Campina Grande, PB.

Menezes, L. & Nacarato, A. M. (2020). Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática. Quadrante, 29(2), 1-5.

Menezes, L. (1995). Concepções e práticas de professores de matemática: contributos para o estudo da pergunta. 1995. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Lisboa. Lisboa, PT.

Menezes, L.; Ferreira, R. T.; Martinho, M. H. & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In: J. P. Ponte (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. (pp. 15-42). Lisboa, PT: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Milani, R. (2012). O diálogo e a ação de perguntar na educação matemática. In: Anais do 6o Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 224-235). Campo Grande, MS.

Milani, R. (2020). Diálogo em Educação Matemática e suas múltiplas interpretações. Bolema, 34(68), 1036-1055.

Powell, A. B. & Silva, W. Q. (2015). O vídeo na pesquisa qualitativa em educação matemática: investigando pensamentos matemáticos de alunos. In: A. B. Powell (Org.). Métodos de pesquisa em educação matemática (pp. 15-60). Campinas, SP: Mercado Letras.

Sahin, A. & Kulm, G. (2008). Sixth grade mathematics teachers’ intentions and use of probing, guiding, and factual questions. Journal of Mathematics Teacher Education, 11(3), 221-241.

Silveira, M. R. A. (2014). Mathematics and language: perspectives of Wittgenstein’s philosophy for math education. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 4(2), 52-65.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para Investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, 13(14), 66-91.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

SILVA, T. DE J. DA .; BARBOSA, J. C. Propósitos das perguntas promovidas por professores em aulas de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-19, 1 jan. 2024.

Edição

Seção

Artigos