Construção de um Questionário de Atribuição de Causalidade no Ensino Superior — QAC-ES aplicado ao ensino de Matemática: estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3474Palavras-chave:
Teoria de Atribuição de Causalidade, Teoria da Motivação, Ensino SuperiorResumo
Este artigo visou produzir um Questionário de Atribuição de Causalidade para o Ensino Superior, fundamentado na teoria atribucional de Weiner, e apresentou resultados parciais de uma dissertação de Mestrado Profissional. O questionário foi construído originalmente a partir de pesquisa bibliográfica, com 25 itens fechados na forma de uma Escala Likert de três pontos. Foi aplicado na etapa de teste para 38 alunos universitários, os quais opinaram sobre tais itens. Utilizou-se como método de análise de dados qualitativa, a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), com o propósito de identificar e classificar os tópicos do questionário segundo o referencial teórico. Os resultados dessa análise foram apresentados por meio da categorização de 26 possíveis causas de sucesso ou fracasso acadêmico, que constituíram a versão final do questionário. A partir da replicação desse instrumento, é possível refletir sobre as preocupações dos alunos e seus processos atributivos, a fim de compreender os aspectos motivacionais relacionados à aprendizagem no Ensino de Matemática.
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