Encontros com a Etnomatemática em uma Escola Quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3305

Palavras-chave:

Escola Quilombola, Etnomatemática, Vivências e Experiências em Matemática, Turma Multisseriada

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa de campo, na qual realizamos entrevista semiestruturada e observação participante, com o intuito de identificar como se dá a prática da Matemática pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santo Isidoro, em Berilo, Minas Gerais, a fim de problematizar se há e quais são, na perspectiva da Etnomatemática, os elementos que têm o potencial de articular a Matemática Escolar, a Matemática Cultural e a Educação Quilombola. Como referencial teórico, contamos com os estudos de Fantinato (2004), Santos (2006) e D’Ambrosio (1996, 2000). Inferimos que a Etnomatemática é pouco conhecida e utilizada nas práticas do cotidiano escolar da Escola Estadual Santo Isidoro, mesmo diante de seu potencial para a valorização da cultura afro-brasileira e africana, bem como para a ampliação dos conhecimentos matemáticos; e que as profissionais se mostram abertas e interessadas em descobrir práticas que possam potencializar aquelas ali realizadas.

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

DIOGENES, A. L. B. .; ALMEIDA, S. P. N. DE C. E. Encontros com a Etnomatemática em uma Escola Quilombola. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 1-17, 23 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos