Materiais curriculares de Matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304

Palavras-chave:

Materiais Curriculares, Livro Didático, Currículos de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Objetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.

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Publicado

2023-01-19

Como Citar

SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. DOS . Materiais curriculares de Matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 1-18, 19 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos