Prova Paraná: a resolução de situações-problema de estruturas multiplicativas
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3233Palavras-chave:
Campo Conceitual Multiplicativo, Prova Paraná, Ensino FundamentalResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação qualitativa a partir do raciocínio e dos procedimentos mobilizados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de União da Vitória — PR ao resolverem situações-problema de estruturas multiplicativas, utilizando como referencial a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. As informações e registros foram coletados de três instrumentos de avaliação diagnóstica — Prova Paraná. Dentre alguns aspectos, percebeu-se que há forte dependência no campo das estruturas aditivas com relação às estratégias de resolução apresentadas pelos estudantes em situações-problema, destacando a necessidade de aprofundar as rupturas e as continuidades existentes entre adição e multiplicação de acordo com o que se propõe os aspectos de aprendizagem da Educação Matemática.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2017). Sistema de Avaliação da Educação Básica. BrasÃlia, DF: MEC/SEF.
Freitas, D. N. T. (2007). Avaliação da Educação Básica no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.
Gitirana, V.; Magina, S.; Spinillo & A. Campos, T. M. M. (2014). Repensando a multiplicação e divisão: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. São Paulo, SP: PROEM.
Magina, S. M. P.; Santos, A. & Merlini, V. L. (2014). O raciocÃnio de estudantes do ensino fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Ciência e Educação. 20(2), 517-533.
Magina, S.; Merlini, V. & Santos, A. (2012). A Estrutura Multiplicativa sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In: Anais do 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-12). Fortaleza, CE.
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2019). Prova Paraná. Curitiba, PR.
Vergnaud, G. (1993). Teoria dos Campos Conceituais. In: Anais do I Seminário Internacional de Educação Matemática (pp. 1-26). Rio de Janeiro, RJ: UFRJ.
Vergnaud, G. (1996). A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA, 4(4), 9-19.
Vergnaud, G. (2009). A criança, a Matemática e a realidade: problemas de ensino da matemática na escola elementar. Curitiba, PR: Editora da UFPR.
Vianna, H. M. (2003). Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional. 28(1), 23-28.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.