Prova Paraná: a resolução de situações-problema de estruturas multiplicativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3233

Palavras-chave:

Campo Conceitual Multiplicativo, Prova Paraná, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação qualitativa a partir do raciocínio e dos procedimentos mobilizados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de União da Vitória — PR ao resolverem situações-problema de estruturas multiplicativas, utilizando como referencial a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. As informações e registros foram coletados de três instrumentos de avaliação diagnóstica — Prova Paraná. Dentre alguns aspectos, percebeu-se que há forte dependência no campo das estruturas aditivas com relação às estratégias de resolução apresentadas pelos estudantes em situações-problema, destacando a necessidade de aprofundar as rupturas e as continuidades existentes entre adição e multiplicação de acordo com o que se propõe os aspectos de aprendizagem da Educação Matemática.

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

OLEKSZYSZEN, A. C.; NOGUEIRA, C. M. I. Prova Paraná: a resolução de situações-problema de estruturas multiplicativas. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 1-15, 28 mar. 2023.

Edição

Seção

Artigos