Conhecimentos e crenças manifestados por professores que ensinam Matemática e fazem uso de materiais manipuláveis em suas práticas
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3231Palavras-chave:
Crenças, Formação de Professores de Matemática, Lesson StudyResumo
O presente texto visa evidenciar os conhecimentos e crenças manifestados por professores que ensinam matemática no Ciclo Interdisciplinar ao fazer uso de recursos manipuláveis, em suas interações com os documentos e materiais curriculares da Rede Municipal de São Paulo. Para analisar os conhecimentos dos professores para ensinar Matemática recorremos a abordagem de natureza qualitativa e tipologia estratégia de triangulação de dados e apoiamo-nos em teorizações que discutem o conhecimento do professor que ensina Matemática, como Ball, Tames & Phelps (2008). Os resultados mostram que, nas ações de formações foram reveladas algumas crenças dos professores em relação ao uso de materiais manipulativos em sala de aula. No decorrer das formações, muitas dessas crenças foram problematizadas e a etapa reflexão proporcionou sua ressignificação. No entanto, as crenças não são facilmente superáveis e por isso ainda precisa ser objeto de reflexão nos cursos de formação de professores que ensinam Matemática.
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