Conhecimentos e crenças manifestados por professores que ensinam Matemática e fazem uso de materiais manipuláveis em suas práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3231

Palavras-chave:

Crenças, Formação de Professores de Matemática, Lesson Study

Resumo

O presente texto visa evidenciar os conhecimentos e crenças manifestados por professores que ensinam matemática no Ciclo Interdisciplinar ao fazer uso de recursos manipuláveis, em suas interações com os documentos e materiais curriculares da Rede Municipal de São Paulo. Para analisar os conhecimentos dos professores para ensinar Matemática recorremos a abordagem de natureza qualitativa e tipologia estratégia de triangulação de dados e apoiamo-nos em teorizações que discutem o conhecimento do professor que ensina Matemática, como Ball, Tames & Phelps (2008). Os resultados mostram que, nas ações de formações foram reveladas algumas crenças dos professores em relação ao uso de materiais manipulativos em sala de aula. No decorrer das formações, muitas dessas crenças foram problematizadas e a etapa reflexão proporcionou sua ressignificação. No entanto, as crenças não são facilmente superáveis e por isso ainda precisa ser objeto de reflexão nos cursos de formação de professores que ensinam Matemática.

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

MARTINS, P. B.; CURI, E. Conhecimentos e crenças manifestados por professores que ensinam Matemática e fazem uso de materiais manipuláveis em suas práticas. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-16, 20 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos