Níveis de pensamento geométrico: em busca de uma relação entre distintos modelos teóricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3228

Palavras-chave:

Pensamento Geométrico, Modelos de Níveis, Relação, Bases Epistemológicas

Resumo

Realizar a caracterização do pensamento geométrico não é uma tarefa simples, visto que não há um consenso na literatura acerca dos atributos que compõem essa forma de pensar. Isso pode ser constatado a partir da existência de modelos teóricos diversos. Tais modelos foram elaborados considerando toda a complexidade da realidade educacional na qual foram inseridos. Mesmo diante dessas condições, alguns desses modelos teóricos podem apresentar implicações, sobretudo no que diz respeito às suas bases epistemológicas. Para tanto, neste ensaio, compreendemos as relações estabelecidas entre distintos modelos de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Esse debate é necessário para que os professores e as professoras que ensinam Matemática tenham uma escolha mais tranquila e coerente do modelo que mais se aproxima da sua realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bahia. (2020). Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Documento Curricular Referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB.

Campos, M. B. (2017). Aprendizagem em geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 7(12), 188-193.

Chicote, R. S. & Deixa, G. V. (2020). Geometric Thinking of Future Mathematics Teachers in Mozambique: a case study from Rovuma University. Tangram, 3(1), 62-73.

Garrido, Y. P. (2005). La estimulación del pensamiento en los escolares. Educación Cubana, 1(25), 1-32.

Gutiérrez, A.; Jaime, A.; & Fortuny, J. F. (1991). An alternative paradigm to evaluate the acquisition of the Van Hiele levels. Journal for Research in Mathematics Education, 22(3), 237-251.

Hendriyanto, A.; Kusmayadi, T. A.; & Fitriana, L. (2021). Geometric Thinking Ability for Prospective Mathematics Teachers in Solving Ethnomathematics Problem. Journal of Physics, 18(8), 20-40.

Marchand, P. (2009). Le développement du sens spatial au primaire. Bulletin Association Mathématique du Québec, 49(3), 63-79.

Parzysz, B. (2006). La géométrie dans l’enseignement secondaire et en formation de professeurs des écoles: de quoi s’agit-il? Quaderni di Ricerca in Didattica, 17(1), p.128-151.

Pereira da Costa, A. (2019). A construção de um modelo de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o caso dos quadriláteros notáveis. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.

Pernambuco. (2019). Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental — área de Matemática. Recife, PE: SEE.

Santos, A. O. & Oliveira, G. S. (2018). A prática pedagógica em geometria nos primeiros anos do ensino fundamental: construindo significados. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, n.1, p. 388-407.

Silva, C. V. (2015). A prática docente e sua influência na construção de conceitos geométricos: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da simetria ortogonal. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

Ursulasari, Y.; Susanto; Sunardi & Nahrowi (2019). Correlation of Students’ Reading Comprehension and Geometry Thinking Levels. International Journal of Scientific Research and Management, 7(5), p. 992-998.

Van-Hiele, P. M. (1957). De problematiek van het inzicht gedemonstreerd aan het inzicht van schoolkinderen in meetkunde-leerstof. Scriptie (Doctoraat in Wiskunde en Natuurwetenschapp). Universiteit Utrecht. Utrecht, Nederland.

Publicado

2022-10-07

Como Citar

PEREIRA DA COSTA, A. . Níveis de pensamento geométrico: em busca de uma relação entre distintos modelos teóricos. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-19, 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos