Retângulo que não é retângulo? A aplicação dos experimentos mentais no Quadrilátero de Saccheri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.2920

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação Matemática, Ensino, Semiótica, Metodologia

Resumo

Este artigo é um dos resultados da pesquisa teórica intitulada A semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática. A motivação para esta investigação nasceu da busca pelo entendimento de como os Experimentos Mentais podem se constituir em uma metodologia para o ensino da Matemática. Nosso objetivo foi estudar as características dos Experimentos Mentais na Educação Matemática e como tais experimentos podem influenciar a abordagem de problemas relativos ao Quadrilátero de Saccheri. Nosso aporte teórico-metodológico está ancorado na semiótica sob a perspectiva de Peirce. Nossa conclusão é que tais características condicionam os Experimentos Mentais como Metodologia Alternativa para o Ensino da Matemática na perspectiva histórico-dialética da educação com ênfase na epistemologia.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

CRUZ, W. J. DA. Retângulo que não é retângulo? A aplicação dos experimentos mentais no Quadrilátero de Saccheri. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-16, 1 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos