A revista Al-Karismi (1946-1951) de Malba Tahan: a literatura como recurso didático para o processo de ensino e de aprendizagem em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2174

Palavras-chave:

Malba Tahan, Matemática, Literatura, Revista Al-Karismi, Ensino

Resumo

O presente artigo compõe parte de um projeto de investigação em fontes primárias, junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar discursos literários presentes na revista Al-Karismi (1946-1651) dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro e suas potencialidades para contribuir no processo de ensino e de aprendizagem da matemática como um recurso didático. A literatura foi um elemento que conduziu a trajetória de escritor e de professor de Júlio César de Melo e Souza (1895- 1974) – o Malba Tahan. Desse modo, espera-se contribuir com a discussão/reflexão das interfaces que podem se estabelecer entre a matemática e a literatura no campo da prática e da pesquisa em Educação Matemática.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

OLIVEIRA, C. C. DE; REZENDE FILHO, C. A. A revista Al-Karismi (1946-1951) de Malba Tahan: a literatura como recurso didático para o processo de ensino e de aprendizagem em Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 137-153, 1 maio 2020.

Edição

Seção

Artigos