GHEMAT-SC : Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3634

Palavras-chave:

Matemática para ensinar, GHEMAT-SC, História da educação matemática, Matemática a ensinar

Resumo

O GHEMAT-SC, Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática Santa Catarina está institucionalizado na Universidade Federal de Santa Catarina, e recebe estudantes majoritariamente do programa de Pós-graduação em Educação Científica Tecnológica - PPGECT. Este artigo tem como objetivo relatar as investigações que estão em desenvolvimento nas respectivas linhas de pesquisa assim como abordar as principais referências teóricas mobilizadas. A linha de pesquisa do GHEMAT-SC é a História da educação matemática (Hem) com utilização de aportes teóricos procedentes das pesquisas na perspectiva da história cultural. Recentemente em parceria com projetos coletivos desenvolvidos pelo GHEMAT-Brasil, o grupo de pesquisadores de Santa Catarina tem se dedicado a temas de pesquisa voltados aos saberes profissionais do professor que ensina matemática. A mobilização de um ferramental teórico-metodológico sócio-histórico tem se mostrado fértil para melhor caracterizar os saberes associados à docência da matemática. Saberes a ensinar, saberes para ensinar são alguns dos conceitos que apropriados avançam para a chamada matemática a ensinar, matemática para ensinar. A articulação destes conceitos melhor caracteriza os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Um novo constructo teórico surge indicado por matemática do ensino. Esta categoria teórica se mostra importante para relacionar searas sempre tratadas de modo separado: o ensino e a formação de professores. De forma destacada, para além das pesquisas no âmbito da Hem que se voltam a escola básica, ganham espaço no grupo aquelas que se voltam para a História da educação matemática no Ensino Profissional Tecnológico (Hem-EPT).

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Biografia do Autor

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática – Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Iara Zimmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Matemática, UFSC, 2001. Mestrado em Engenharia de Produção, UFSC, 2004. Doutorado em Educação Matemática, PUC-SP, 2017. Professora titular do Ensino Fundamental e Médio, CA/CED/UFSC, desde 2006.

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

COSTA, D. A. DA; ZIMMER, I. GHEMAT-SC : Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-19, 26 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos