Caminhos trilhados em busca de formas de avaliar nas aulas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v2i2.3357

Palavras-chave:

Avaliação. Autonomia. Residência Pedagógica.

Resumo

O presente relato trata-se da reflexão sobre a experiência de planejamento e aplicação de cinco atividades avaliativas no período de agosto de 2018 a maio de 2019 por uma professora regente e duas bolsistas do Programa Residência Pedagógica (RP). Tem como objetivo discutir os métodos de avaliação comumente aplicados nas aulas de Matemática, bem como apresentar atividades avaliativas planejadas e implementadas durante os nove meses que tivemos envolvidos no programa Residência Pedagógica. As atividades aqui relatadas foram planejadas de modo que os estudantes tivessem mais liberdade para expressar seus saberes e comprovar suas aprendizagens de modo mais criativo e autônomo. Como resultados, podemos destacar o maior envolvimento dos estudantes nas aulas, mesmo nas planejadas de forma tradicional; a prática da pesquisa por parte dos estudantes; a ressignificação da prática de avaliação; maior autonomia e confiança de estar em sala de aula na condição de regente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayessa Regina de Borba , Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense (2021), pós-graduação em Educação Financeira e o Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022), cursando pós-graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

Letícia Santos da Silva Saraiva , Instituto Federal Catarinense

Formada no Curso Federal de Licenciatura em Matemática situado no IFC - Campus Camboriú (Instituto Federal Catarinense, Camboriú - Santa Catarina), iniciou-se no campo acadêmico deste curso no ano de 2016. Participou como bolsista do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na respectiva instituição, de 2017 a 2018 na EBM Clotilde Ramos Chaves. No período compreendido entre 2018 e 2020 participou como Professora do subprojeto de Pesquisa e Extensão R.P. (Residência Pedagógica) no ensino médio do IFC - Campus Camboriú e no fundamental da E.B.M. Professor Artur Sichmann em Camboriú - SC. Durante toda vivência acadêmica e docente teve oportunidade de produzir diversos trabalhos publicados. Atualmente ocupa os cargos de Professora de Matemática e Projeto de Vida no Estado de SC e Monitora de Matemática na rede particular (EEB Presidente João Goulart / EEB Professor Mário Garcia / EEB Professora Francisca Alves Gevaerd / Unidade KUMON de ensino), atua também como Professora particular de Matemática desde 2012.

Referências

BACKES, Dorimar Dal Bosco. Avaliação do processo ensino aprendizagem: conceitos e concepções. 2010. Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/ cascavel/arquivos/File/Equipe%20Pedagogica/producao_dorimar.pdf . Acesso em: 25 mar. 2017.

BURIASCO, R. L. C. de. Sobre Avaliação e Educação Matemática. Conferência de Abertura. In: Encontro Pernambucano de Educação Matemática. Garanhuns. Anais... 2002. p.1-2.

COCHRAN – SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge of practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, USA, n 24, p. 249-305, 1999, Traduzido para o grupo GEPFPM, p. 1-55.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 1, p. 21-33, 2014. Disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15/>. Acessado em jun 2020.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, Celi Espasandin (org). Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015a

FIORENTINI, D. Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil. ZETETIKÉ. Campinas: UNICAMP, ano 3, n. 4, 1-36 p., 1995.

GONÇALVES, M. Minions de meu malvado favorito como super-heróis da marvel e DC Comics. 2013. Disponível em < http://toad.com.br/2013/07/15/minions-herois-marvel-dc/>. acessado em out 2019.

GRANDO, R. C. O jogo e matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9a ed. São Paulo, Cortez, 1999.

OLIVEIRA, H. M.; CYRINO, M.C.C.T. A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interaccoes, v. 7, p. 104-130, 2011.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

GONÇALVES, A.; BORBA , A. R. DE .; SARAIVA , L. S. DA S. . Caminhos trilhados em busca de formas de avaliar nas aulas de matemática. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 2, p. 1-14, 1 jan. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##