O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal

Autores

  • Claudinei de Oliveira Pinho INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CAMPUS VILHENA http://orcid.org/0000-0001-5494-4101
  • Clara Paula de Lima
  • Jaqueline Aida Ferrete
  • Marinaldo Felipe da Silva
  • Adonias Silva

Palavras-chave:

Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza.

Resumo

Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudinei de Oliveira Pinho, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CAMPUS VILHENA

Clara Paula de Lima

Especialista. Mestrando da turma 2015/2 do MEPE na UNIR. Pedagoga do IFRO-Campus Vilhena. Vilhena, Rondônia, Brasil

Jaqueline Aida Ferrete

Doutora. Professora da EBTT no IFRO-Campus Vilhena. Vilhena, Rondônia, Brasil.

Marinaldo Felipe da Silva

Doutor. Docente do Curso Mestrado Profissional em Educação – MEPE da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Adonias Silva

Graduado. Mestrando da turma 2015/2 do MEPE na UNIR. Professor da EBTT no IFRO-Campus Porto Velho Zona Norte. Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Pinho, C. de O., Lima, C. P. de, Ferrete, J. A., Silva, M. F. da, & Silva, A. (2017). O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 125-138. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894

Edição

Seção

Relatos de Experiência