O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas

Autores

  • Rosane Spielmann
  • Rodolfo Eduardo Vertuan

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Prova. Educação Matemática. Matemática.

Resumo

A pesquisa busca discutir o tema Avaliação da Aprendizagem em Matemática e o instrumento comumente utilizado pelo professor, a prova. Neste trabalho, a prova é entendida como um instrumento escrito e individual, por meio do qual os alunos respondem a questões de matemática relacionadas aos assuntos discutidos em aula. A presente pesquisa tem como motivação as dificuldades relatadas pelos alunos em se resolver uma prova e a complexidade do ato de avaliar, vivenciada pelos docentes. Nesse sentido, o problema de pesquisa consiste em buscar indícios do que manifestam saber os alunos quando analisam suas próprias provas de Matemática e o que denotam saber ao comentar o que fizeram nela. Diante disso, a pesquisa, de caráter qualitativo, teve como foco a análise dos resultados advindos da aplicação de uma prova de Matemática em uma turma do Ensino Fundamental, anos finais. As análises revelam que, de modo geral, embora os alunos saibam realizar o algoritmo, geralmente não compreendem o que estão fazendo, não compreendem o que significam os resultados que encontram e nem mesmo porque o algoritmo funciona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Spielmann, R., & Vertuan, R. E. (2018). O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 193-211. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/864

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática