Interdisciplinaridade e Pesquisa na Formação do Professor de Matemática: conhecendo caminhos integradores na/pela sala de aula

Autores

  • Joselma Ferreira Lima e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI
  • Ivoneide Pinheiro de Lima

Resumo

A interdisciplinaridade e a pesquisa surgem como princípios complexos, desafiadores e necessários à formação de professores. Na Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de profissionais do magistério para a Educação Básica, os Núcleos de Estudos Integradores/Projetos Integradores (200h) desvelam-se como componente favorável à interdisciplinaridade e à prática da pesquisa na formação docente. Assim, levanta-se a problemática: quais as possibilidades de o Projeto Integrador potencializar a interdisciplinaridade e a pesquisa na Licenciatura em Matemática? É um Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e natureza descritivo-exploratória. As discussões são referenciadas em Fazenda (2008; 2001), Demo (2007), Brasil (2015), PPC de Matemática (2016).  Os resultados apontaram expressivas possibilidades de mobilizar e articular de forma interdisciplinar a Matemática por caminhos em que o licenciando pode ensinar e aprender com e pela pesquisa. 

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Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017). Mestre em Educação pela UFPB-Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em PROEJA pelo IFPI (2010-2011), Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA ? Universidade Regional do Cariri. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará (2007), graduação em Licenciatura nas Ciências da Religião pela Faculdade Integrada de Teologia Viva ? FATEV, Piauí (2004). É graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Alcançou o Reconhecimento de Saberes e Competências de Doutora - RSC III - Resolução 013/2014 MEC/SETEC/IFPI - Processo 23176.000117/2015-71, Portaria Nº 2.227, de 22 de Setembro de 2015. Atualmente é Professora DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Disciplinas Pedagógicas, no PARFOR e na Licenciatura em Matemática, Campus Piripiri. Atuou como coordenadora de Extensão no IFPI, Campus Pirirpiri-PI (2010-2012). Coordenou na referida Instituição a Área/Eixo Produção Industrial-Curso Vestuário e foi membro representante docente da CPA-Comissão Própria de Avaliação. Atuou como Diretora de Ensino no IFPI, Campus Piripiri. Coordenou o Curso de licenciatura em Matemática, no qual atua como orientadora de PIBIC - Projeto de Iniciação Científica que pesquisa a formação de professores, práticas pedagógicas e o processo ensino-aprendizagem. Foi bolsista (2014-2015) do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa Científica e/ou de Desenvolvimento Tecnológico - ProAGRUPAR - IFPI, cuja pesquisa está direcionada A Didática da Matemática. Possui experiência na Educação Infantil, e em todas as séries da Educação Básica, Ensino Superior e Especialização, como docente e Coordenadora. Possui experiência enquanto gestora do Programa Nacional Mulheres Mil no Piauí, desenvolvendo o Projeto Social Mulheres Costurando saberes: Moda e Artesanato, objetivando às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, inclusão social, elevação da escolaridade e inserção no mundo do trabalho. Atuou como coordenadora Adjunta no PRONATEC-Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Atuou na função de Supervisora no referido Programa, e como professora nos Cursos Técnicos Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. Atualmente é coordenadora da Especialização em Docência do Ensino Superior - IFPI. 

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Lima e Silva, J. F., & Lima, I. P. de. (2017). Interdisciplinaridade e Pesquisa na Formação do Professor de Matemática: conhecendo caminhos integradores na/pela sala de aula. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 21-37. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/806

Edição

Seção

Artigos