Erros e Obstáculos no Processo de Aprendizagem de Derivadas: uma análise bilateral docente/discente

Autores

  • Celso Eduardo Brito Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Campus Eunápolis
  • Tamires Rigoti Nunes Aluna Egressa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Campus Eunápolis

Palavras-chave:

Obstáculos, Análise de Erros, Aprendizagem, Derivadas

Resumo

Neste texto, é exposta uma abordagem da análise de erros, atrelada à noção de classificação dos obstáculos na perspectiva de Brousseau (1976), e como esta metodologia foi inserida como proposta de ensino e de aprendizagem. O objetivo é investigar e analisar os erros e obstáculos dos discentes, bem como suas próprias análises desses erros, em uma turma de ingressos no Curso de Engenharia Civil da Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Aderindo a uma perspectiva quanti-qualitativa construtivista, com base nas análises das produções escritas dos discentes, a partir de uma categorização predeterminada, foi possível verificar as dificuldades que os discentes encontravam para adquirir a aprendizagem de derivadas. São abordados também os resultados positivos que esta metodologia de ensino, aprendizado e avaliação proporcionam ao estudante.

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Biografia do Autor

Celso Eduardo Brito, Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Campus Eunápolis

Sou Professor EBTT, com dedicação exclusiva, vinculado ao Departamento de Ensino, na Coordenação do Curso da Licenciatura em Matemática, do IFBA - Campus Eunápolis. Atualmente lecionando nos cursos superiores da Licenciatura em Matemática e da Engenharia Civil, com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, Didática da Matemática e História da Matemática.

Trabalho com linhas de pesquisa, voltadas para o estudo das Tecnologias Digitais na Educação Matemática, da Didática da Matemática, da Formação do Professor de Matemática e  do Enisno e da Aprendizagem no Cálculo Diferencial e Integral.

Tamires Rigoti Nunes, Aluna Egressa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Campus Eunápolis

Graduada na Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, do campus Eunápolis. 

Professora Concursada do Municipio de Eunápolis na Bahia, atuando no Ensino Fundamental II.

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Brito, C. E., & Nunes, T. R. (2018). Erros e Obstáculos no Processo de Aprendizagem de Derivadas: uma análise bilateral docente/discente. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 277-288. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/805

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática