Oportunidades de Aprendizagem Profissional no Contexto da Formação de Professores de Matemática da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3584

Palavras-chave:

Educação Matemática, Processo de Ensino e de Aprendizagem, Métodos Didático-Pedagógicos, Aprendizagem Profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como as oportunidades de aprendizagem profissional de professores têm sido utilizadas pelos formadores de professores de matemática. Trata-se de um ensaio teórico, composto por estudos empíricos publicados no período de 2018 a 2021. Os resultados evidenciam que as oportunidades de aprendizagem profissional são abordadas sob diferentes perspectivas teóricas, recebem diferentes interpretações desde sua origem, variam nas maneiras como as metodologias de formação são organizadas e como as oportunidades de aprendizagem são compartilhadas nas experiências de campo e na construção do conhecimento profissional. Concluiu-se que as oportunidades de aprendizagem profissional inseridas nas metodologias de formação baseadas na prática podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, M. et al. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores de matemática: desvelando as ações e o papel do formador durante um processo formativo. Acta Scientiae, Canoas, v. 23, n. 4, p. 112-140, 2021. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6575

AL ZAHRANI, Y.; JONES, K. Pre-service primary mathematics teachers’ opportunities to learn about school mathematics topics. Research in Mathematics Education, London, v. 15, n. 2, p.191-192, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/14794802.2013.797751

APRENDER. In: ORIGEM da palavra. [S. l.: s. n., 20--]. Disponível em: https://origemdapalavra.com.br/?s=aprender. Acesso em: 24 mar. 2023.

BALL, D. L.; COHEN, D. K. Developing practice, developing practitioners: toward a practice-based theory of professional education. In: SYKES, G.; DARLING-HAMMOND, L. (Org.), Teaching as the learning profession: Handbook of policy and practice. San Francisco, CA: Jossey Bass, 1999. (p. 3-32).

BARBOSA, J. C. Abordagens teóricas e metodológicas na educação matemática: aproximações e distanciamentos. In: OLIVEIRA, A. M. P.; ORTIGÃO, M. I. R. (org.) Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Brasília: SBEM, 2018. p. 17-57. E-book 322 p. Disponível em: https://www.sbem.com.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: mar. 2023

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R.R. How people learn: Brain, mind, experience, and school. Washington, D.C.: National Academy Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.17226/9853

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n º 292/62. Trata da parte pedagógica dos currículos mínimos relativos aos cursos de licenciatura. Brasília, 1974.

CARROLL, J. B. A Model of School Learning. Teachers College Record, Cambridge, Massachusetts, v. 64, n. 8, p.1-9, 1963. DOI: https://doi.org/10.1177/016146816306400801

CARROLL, J. B. The Carroll model: A 25-year retrospective and prospective view. Educational Researcher, Washington DC, v. 18, n. 1, p. 26-31, 1989. DOI: https://doi.org/10.2307/1176007

COHEN, D. K., RAUDENBUSH, S.; BALL, D. L. Resources, instruction, and research. In Mosteller, F.; R. BORUCH, R. (Org.), Evidence matters: Randomized trials in education research. Washington, DC: Brookings Institution Press, 2002, (p. 80–119).

FISHER, C. W. et al. Teaching behaviors, academic learning time, and student achievement: an overview. The Journal of Classroom Interaction, Houston, v. 17, n. 1, p. 2-15, 1981.

URL: https://www.jstor.org/stable/43997772

FLODEN, R. E. The measurement of opportunity to learn. In: PORTER, A. C.; GAMORAN, A. (ed.). Methodological Advances in Cross-National Surveys of Educational Achievement. Washington, D.C.: Board on International Comparative Studies in Education, National Academies Press. 2002. p.231-266. URL: https://www.researchgate.net/publication/270585005

GOOS, M. Investigating the professional learning and development of mathematics educators - A theorical discussion and research agenda. In: HUNTER, R. BICKNELL, B.; BURGES T. (eds). Crossing divides: Proceedings of the 32º Annual Conference of the Mathematics Research Group of Australasia, v. 1, Palmerston North, NZ: MERGA, p. 209-218, 2009.

URL: https://www.researchgate.net/publication/43526816_Investigating_the_professional_learning_and_development_of_mathematics_teacher_educators_A_theoretical_discussion_and_research_agenda/citations

GROSSMAN, P.; HAMMERNESS, K.; MCDONALD, M. Redefining teaching, re-imagining teacher education. Teacher and Teaching: theory and practice, London, v. 15, n. 2, p. 273-289, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/13540600902875340

JAWORSKI, B.; HUANG, R. Teacher and didacticians: key stakeholders in the processes of developing mathematics teaching. ZDM Mathematics Education, Berlin, n. 46, p. 173-188, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-014-0574-2

JUNG, H. et al. Preservice teachers’ perspectives on their opportunities to learn about algebra. Issues in the Undergraduate Mathematics Preparation of School Teachers, Houston, v. 1, 2018. DOI: https://www.researchgate.net/publication/333810782

KILPATRICK, J.; SWAFFORD, J.; FINDELL, B. Adding it up: Helping children learn mathematics. Mathematics Learning Study Committee, National Research Council, Center for Education. Washington, DC: National Academy Press, 2001.

URL: http://www.nap.edu/catalog/9822.html

KIM, H. J.; METZGER, M.; HEATON, R. M. Teacher planning sessions as professional opportunities to learn: an elementary mathematics teacher’s re-conceptualization of instructional triangles. International Journal of Science and Mathematics Education, Taiwan, v. 18, n. 7, p. 1207-1227, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10763-019-10019-y

KWAKMAN, K. Factors affecting teachers’ participation in professional learning activities. Teaching and Teacher Education, Iceland, v. 19, n. 2, p. 149-170, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0742-051X(02)00101-4

LIVINGSTONE, I. D. et al. Second International Mathematics Study. Perceptions of the intended and implemented Mathematics curriculum. Contractor's Report 1986.

URL: https://eric.ed.gov/?id=ED274525

LLOYD, G. M.; RICE, C. L.; MCCLOSKEY, A. V. Opportunities for professional learning about mathematics instruction: the role of joint work in student-teaching triads. Journal of Mathematics Teacher Education, Athens, v. 23, n. 5, p. 499-525, 2019.

DOI: https://doi.org/10.1007/s10857-019-09439-y

LOSANO, A. L. Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participam de comunidades investigativas. Zetetiké, Campinas, v. 26, n. 3, p. 441-463, 2018.

DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8650646

MARTINS, P. B.; CURI, E. Estágio curricular supervisionado: uma retrospectiva histórica na legislação brasileira. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 13, n. 2, p. 689-701, 2019.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271992471

MCDONNELL, L. M. Opportunity to learn as a research concept and a policy instrument. Educational Evaluation and Policy Analysis, Washington DC, v.17, n. 3, p. 305-322, 1995.

DOI: https://doi.org/10.3102/01623737017003305

MENEZES, L.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa de professores

e ensino da matemática: caminhos para o desenvolvimento profissional. JIEEM –

Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-

, 2009.URL: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/148

RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P. Professional learning opportunities in a practice-based teacher education programme about the concept of function. Acta Scientiae, Canoas, v. 21, n.2, p.49-74, 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002

RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P. Um modelo teórico para organizar e compreender as oportunidades de aprendizagem de professores para ensinar matemática. Zetetiké, Campinas, v. 28, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8659072

TATTO et al. Policy, practice, and readiness to teach primary and secondary Mathematics in 17 countries: Findings from the IEA Teacher Education and Development Study in Mathematics (TEDS-M). Amsterdam, the Netherlands, 2012. URL: https://www.iea.nl/sites/default/files/2019-04/TEDS-M_International_Report.pdf

WILSON, P. S.; HEID, M. K. Framework for mathematical proficiency for teacher. Pennsylvania: Center for Mathematics Teaching and Learning/The Pennsylvania State University, 2011.

Publicado

2024-05-27

Como Citar

Alves da Silva, V., & Pazuch, V. (2024). Oportunidades de Aprendizagem Profissional no Contexto da Formação de Professores de Matemática da Educação Básica. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-17. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3584