Currículos de Matemática dos Anos Iniciais de Cinco Regiões Brasileiras Organizados a partir da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3176

Palavras-chave:

Currículo, Matemática, anos iniciais do ensino fundamental., Base Nacional Comum Curricular, Regiões brasileiras

Resumo

O presente artigo tem como proposta apresentar os estudos de pesquisadores do GT01 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática—SBEM, que desenvolvem investigações sobre ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais sobre uma pesquisa que trata de currículos prescritos produzidos por cinco Secretarias Municipais de Educação-Dourados, Maceió, Manaus, São Paulo e Pelotas, tendo como referência a BNCC, destacando similaridades e diferenças entre esses documentos. Utilizamos a abordagem qualitativa com análise documental. Destacamos alguns resultados e reflexões: (i) uma consulta à comunidade educacional foi realizada; (ii) considerou-se o trabalho que estava sendo desenvolvido em anos anteriores; (iii) percebeu-se a ausência de referenciais relacionados ao ensino de Matemática em grande parte dos documentos; (iv) predominou a Resolução de Problemas; (v) não houve menção à etapa de escolaridade anterior ou posterior e (vi) é necessário, por parte dos professores, saber sobre os princípios que orientaram a construção dos documentos.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Curi, E. ., Bernardo Martins, P. ., de Souza Borelli, S., Alencar, E. S. de, Alves, A. M. M., Tarouquela Medeiros, L. ., & Utimura, G. Z. (2022). Currículos de Matemática dos Anos Iniciais de Cinco Regiões Brasileiras Organizados a partir da Base Nacional Comum Curricular. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 21-42. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3176

Edição

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Artigos