Aprendizagem de funções à luz da teoria dos registros de representação semiótica: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3099Palavras-chave:
Registro de Representação Semiótica, Função, Educação Matemática., Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
Este estudo objetivou apresentar pesquisas que contemplam aspectos da teoria dos registros de representação semiótica em atividades sobre funções. Buscamos apresentar, por meio de revisão sistemática de literatura, reflexões sobre representações de funções em textos fundamentados nesse princípio. Foram analisados 18 artigos em três línguas, encontrados em 6 bancos de dados: ERIC, Periódico CAPES, Research Gate, HAL, Google Scholar e Scielo. A leitura provocou reflexões intentando solucionar a inquietação sobre a temática em foco: quais aspectos da teoria dos registros de representação semiótica trabalhos recentes trazem em contextos sobre funções? Tais trabalhos apontaram importantes contribuições acerca das dificuldades apresentadas pelos sujeitos em transformações cognitivas de diferentes registros de representação semiótica. No entanto, foi observado nos estudos a falta de relação entre as transformações cognitivas mobilizadas e as ações dos sujeitos enquanto realizavam as atividades propostas.
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