Um primeiro olhar do uso de tecnologias digitais como recurso pedagógico para o ensino de Matemática remoto
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.3062Resumo
Esse estudo, objetivou conhecer o potencial didático do uso do software GeoGebra como Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino de alguns conceitos geométricos em meio remoto. Assim, o percurso metodológico se delineou a partir da metodologia Engenharia didática, realizando a análise preliminar, concepção e análise a priori das situações didáticas, experimentação e análise a posteriori e validação, em que nesta trajetória promoveu a produção de Objetos de Aprendizagem (OA) para a formação de professores da educação básica. Entre os resultados, foi possível perceber, que a produção de OA em tempos de pandemia, apontaram um meio significativo para o ensino e a aprendizagem, garantindo a explanação e experimentação de conceitos matemáticos reconhecidos como ideias fundamentais nos currículos norteadores da educação. Por fim, a articulação entre TDIC com o ensino de Matemática foi uma estratégia pedagógica favorável para a aprendizagem de conhecimentos geométricos na modalidade à distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.