Ensino de Sistemas Lineares: uma Proposta Metodológica Utilizando a Exploração, Proposição e Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3034

Palavras-chave:

Álgebra escolar, Representações múltiplas de álgebra, Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, Ensino de matemática

Resumo

Este artigo objetivou discutir as implicações da utilização da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem de Sistemas Lineares. Para isso, apresentamos uma proposta metodológica com quatro atividades que buscam contemplar as ideias essenciais de Sistemas Lineares, utilizando a Resolução de Problemas como metodologia de ensino, aliada às Representações Múltiplas de Álgebra. Esta proposta foi utilizada na pesquisa de Mestrado da primeira autora, realizada em uma turma de Licenciatura em Matemática. A pesquisa aponta que, inicialmente, os licenciandos se mostraram inseguros frente ao conteúdo, tendo dificuldades nos métodos de resolução de sistemas, na resolução de um problema, dentre outros, o que foi se modificando ao longo da exploração dos problemas. Assim, conclui-se que as atividades possibilitaram reflexões sobre o ensino de Sistemas, tais como a importância de promover a transição entre as representações e utilizá-las como aliadas ao ensino, contribuindo assim para uma nova postura frente ao ensino de Sistemas Lineares.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Martins, F. da C., & de Andrade, S. (2022). Ensino de Sistemas Lineares: uma Proposta Metodológica Utilizando a Exploração, Proposição e Resolução de Problemas. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 166-179. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3034

Edição

Seção

Artigos