Dividir e/ou fracionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre o uso de ações mitigadoras em ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Joelma da Silva Santos Mei PUC-Campinas
  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2953

Palavras-chave:

Educação Matemática., Divisão, Fração. , Ações Mitigadoras. , Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida no Mestrado em Educação na PUC-Campinas, em condição singular devido à pandemia do COVID 19 e ao distanciamento social. Teve como objetivo geral investigar o uso de ações mitigadoras, verificando se e como ocorre o entendimento da introdução ao ensino de divisão e/ou fração a partir de um ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa envolveu alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, turma na qual a pesquisadora atuou como docente no ano de 2020. A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza interventiva, caracterizada como pesquisa da própria prática. Apresenta como resultados a valorização dos conhecimentos prévios da criança em relação ao tema, as potencialidades para o uso de ações mitigadoras em relações remotas entre professor e aluno, além de demonstrar as dificuldades dos alunos para acessar a aula e estabelecer efetiva participação em um ambiente virtual de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Joelma da Silva Santos Mei, PUC-Campinas

Professora na rede municipal de Campinas.

Especialista em Informática em Educação pela UFLA.

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp.

Mestra em Educação pela PUC-Campinas.

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, PUC-Campinas

Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp.

Professora do quadro permanente da PUC-Campinas.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Mei, J. da S. S., & Bueno de Andrade Megid, M. A. (2023). Dividir e/ou fracionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre o uso de ações mitigadoras em ambiente virtual de aprendizagem. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 20-32. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2953

Edição

Seção

Artigos