Ideias de Licenciandos em Matemática sobre Álgebra Escolar

Autores

  • JADILSON ALMEIDA
  • Jéssica Cravo Santos Bernardino Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2461

Resumo

Esse artigo objetivou identificar as ideias de álgebra escolar de licenciandos em matemática. Para isso aplicamos um questionário a vinte alunos do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública localizada em Recife-PE. As ideias de álgebra que se destacaram nas respostas dos sujeitos foram: campo da matemática; manipulação de expressões e resoluções de equações; aritmética generalizada e uso de variáveis. Além disso, muitos dos sujeitos reconhecem a importância do ensino de álgebra na educação básica. Entretanto, muitos não conseguem relacionar o ensino de álgebra com o desenvolvimento do pensamento algébrico e que o caminho para isso deve ser o trabalho com as noções algébricas desde os primeiros anos da educação básica com atividades, por exemplo, que envolvam a generalização de padrões e a noção de equivalência, como indicam as atuais orientações curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Cravo Santos Bernardino, Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)

Publicado

2021-12-30

Como Citar

ALMEIDA, J., & Cravo Santos Bernardino, J. (2021). Ideias de Licenciandos em Matemática sobre Álgebra Escolar. Educação Matemática Em Revista, 26(73), 95 - 108. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2461

Edição

Seção

Artigos