Ideias de Licenciandos em Matemática sobre Álgebra Escolar

Autores/as

  • JADILSON ALMEIDA
  • Jéssica Cravo Santos Bernardino Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2461

Resumen

Esse artigo objetivou identificar as ideias de álgebra escolar de licenciandos em matemática. Para isso aplicamos um questionário a vinte alunos do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública localizada em Recife-PE. As ideias de álgebra que se destacaram nas respostas dos sujeitos foram: campo da matemática; manipulação de expressões e resoluções de equações; aritmética generalizada e uso de variáveis. Além disso, muitos dos sujeitos reconhecem a importância do ensino de álgebra na educação básica. Entretanto, muitos não conseguem relacionar o ensino de álgebra com o desenvolvimento do pensamento algébrico e que o caminho para isso deve ser o trabalho com as noções algébricas desde os primeiros anos da educação básica com atividades, por exemplo, que envolvam a generalização de padrões e a noção de equivalência, como indicam as atuais orientações curriculares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Cravo Santos Bernardino, Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (SEDUC-SE)

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

ALMEIDA, J., & Cravo Santos Bernardino, J. (2021). Ideias de Licenciandos em Matemática sobre Álgebra Escolar. Educação Matemática Em Revista, 26(73), 95 - 108. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2461

Número

Sección

Artigos